Aberto calendário de reuniões para fortalecimento do setor de turismo no estado

Encontro inicial envolveu 41 representantes dos circuitos turísticos, incluindo gestores, secretários municipais, prefeitos e presidentes de Instâncias de Governança Regionais

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) definiu calendário de reuniões com o setor de turismo para alinhar ações e aprimorar, coletivamente, as políticas públicas para a área em Minas Gerais. O primeiro encontro, nesta semana, reuniu 41 representantes dos circuitos turísticos, incluindo presidentes das 28 Instâncias de Governança Regionais (IGRs), gestores, secretários municipais e prefeitos.

No encontro, que também teve participação do subsecretário Estado de Turismo, Sérgio de Paula e Silva Júnior, e de equipes de turismo da pasta e das 28 IGRs, foi detalhada a proposta de categorização das instâncias, como forma de reconhecimento das peculiaridades, demandas e necessidades das diferentes regiões, sobretudo em termos de gestão e mercado.

O momento de interação entre os paticipantes, que também puderam solucionar dúvidas e dar sugestão à Secult, busca o trabalho conjunto para avançar em ações efetivas para o setor. Profissionais de diferentes áreas também explicaram suas funções e ações prioritárias em andamento, destacando a importância do diálogo constante com os circuitos turísticos.

“A realização dessas reuniões presenciais é muito importante. Nesses momentos, todas as IGRs se encontram com a secretaria para discutir as práticas e ações a serem realizadas de uma forma mais intensa. Presencialmente, além das trocas que acontecem em momentos de intervalo, nós gestores temos a oportunidade de discutir mais efetivamente todo o trabalho que está sendo realizado”, disse Cecília Galvão Fonseca, representante das IGRs Terras Altas do Mantiqueira e Trilha dos Bandeirantes.

Mayara Cristina, presidente e gestora da IGR Caminho Novo, considerou o momento muito significativo. “Durante o encontro, foi possível aproximar, interagir e compartilhar ideias com o grupo. É gratificante reconhecer a diversidade de perspectivas e expertise presentes”, destacou.

Visão semelhante foi compartilhada por Aline Miranda, gestora da IGR Serras de Minas: “Foi um momento importante para conhecermos pessoalmente a equipe da Secult, entendermos de forma clara e objetiva as próximas ações, trocar experiências com outras IGRS. Ouvimos e fomos ouvidos, e essa troca é importante e necessária. Espero que possamos ter mais momentos assim”, afirmou.

Próximos encontros

As reuniões envolvendo os diversos segmentos do turismo devem acontecer pelo menos duas vezes ao ano, presencialmente, em Belo Horizonte. A decisão foi tomada a partir do formulário de sugestões respondido pelos participantes, que também indicaram os temas para os próximos encontros.

Entre os gestores regionais, 75% manifestaram interesse na pauta de captação de recursos e elaboração de projetos. Na sequência, os assuntos mais demandados foram a estruturação de produtos turísticos e a revisão da política de regionalização do turismo.