Ações de combate à dengue do Governo de Minas mobilizam moradores de Ipanema
Moradores trocam objetos que acumulam água parada por materiais escolares
Até esta sexta-feira (11), o município de Ipanema, na região Leste de Minas, recebe a Força Tarefa de Combate à Dengue, do Governo de Minas. Desde a última segunda-feira (07), a cidade recebe diversas ações de mobilização social, realizadas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas em parceria com órgãos públicos municipais.
No município, o Dengue Móvel realiza a troca de materiais inservíveis (pneus, garrafas pet vazias, vasilhas plásticas e latas) por material escolar (caderno, lápis e borracha). De acordo com Ernesto Grillo, coordenador de Epidemiologia da GRS Manhumirim, “pretende-se com estas ações de mobilização social, como o Dengue Móvel, convocar a comunidade a ser parceira no combate à Dengue, uma vez que mais de 85% dos focos do mosquito encontram-se nos domicílios”, destacou.
Para Lúcia Aguiar, moradora do bairro Cidade Nova, “é importante esse tipo de mobilização, para que as pessoas se conscientizem que é dever de todos ajudar a combater a Dengue”. Ela compareceu com a neta Sabrina Aguiar para realizar a troca de garrafas pet por lápis e borracha.
Tiago da Rocha, 11 anos, morador do bairro Vila das Irmãs, estava feliz na fila de troca. “Vamos acabar com a Dengue e ainda ganhar lápis, borracha e caderno para estudar”, comemorou. O material inservível recolhido pelo Dengue Móvel foi encaminhado para o ecoponto da Casemg.