Agenda de responsabilidades integra Defesa Social em Minas
A reunião de Colegiado do Sistema de Defesa Social marcou a assinatura da "Agenda de Responsabilidades”, na qual as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Defensoria Pública e a Secretaria de Defesa Social firmam novos compromissos para a integração das forças de segurança em Minas.
BELO HORIZONTE (09/06/08) - A assinatura da “Agenda de Responsabilidades”, na qual as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Defensoria Pública e a Secretaria de Estado de Defesa Social firmam novos compromissos para o programa de integração das forças de segurança pública de Minas Gerais, marcou o encerramento da reunião de Colegiado do Sistema de Defesa Social, nessa segunda-feira (9). “As diretrizes da integração nunca foram tão explícitas quanto agora. Isso é resultado de um trabalho obstinado para transformar os dissensos em consensos”, afirmou o secretário de Estado de Defesa Social, Maurício de Oliveira Campos Júnior.
Os termos, contidos nessa agenda, foram obtidos no Seminário Estratégico da Integração do Sistema de Defesa Social. Durante três meses, grupos de trabalhos, formados por cada corporação que compõem o sistema de Defesa Social, debateram e discutiram os fatores críticos, definiram ações e traçaram diretrizes para padronizar e aprimorar a integração das corporações em todo o estado de Minas Gerais.
Essas diretrizes foram divididas em cinco grupos de trabalhos que, a partir desta terça-feira (10), irão desenvolver planos de ação para cumprir a Agenda de Responsabilidades. Cada grupo é composto por 14 profissionais, dois de cada corporação. Esses profissionais foram escolhidos de acordo com as funções que desempenham e com a contribuição que poderiam oferecer a cada equipe. Sendo os grupos: Gestão Estratégica, Gestão Operacional, Gestão da Informação, Gestão da Tecnologia e Gestão do Capital Humano.
Os cinco grupos de trabalho vão se reunir três vezes por semana, oito horas por dia, durante três semanas. Após esse processo, vai ser elaborado um plano de ação, que será apresentado ao Colegiado de Defesa Social para avaliar e validar o plano e estipular datas de implantação.
Seminário
Foi realizado, no final do mês de maio, o 1º Seminário das Regiões Integradas de Segurança Pública, com o propósito de levar para todo o Estado as metodologias disponibilizadas pela integração e já implantadas com êxito na região metropolitana.
Reunidos no Hotel Tauá, os comandantes de Região da Polícia Militar, os chefes de Departamento da Polícia Civil, Comandantes do Corpo de Bombeiros, diretores de Unidades Prisionais e Centros Socioeducativos das 16 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) do Estado de Minas Gerais conheceram detalhes de metodologias e ferramentas de trabalho já implantadas na RMBH. Bem trabalhados, conseguiram reduzir os índices de criminalidade nas áreas-foco.
Segundo o Secretário de Estado de Defesa Social, Maurício Campos Júnior, a integração das forças policiais já é uma realidade em Minas Gerais. “Atingimos agora uma nova etapa, onde é necessário integrarmos ao sistema de defesa social outros atores de fundamental importância para a Segurança, como o Ministério Publico e o Judiciário”, ressaltou. Representando o procurador geral do Estado, Jarbas Soares Júnior, o promotor Rodrigo Otávio Gonçalves afirmou que o Ministério Público tem muito interesse em participar efetivamente da integração dos órgãos que compõem o sistema de Defesa Social.
A superintendente de Integração da Secretaria de Estado de Defesa Social, Geórgia Ribeiro Rocha, explicou a relevância de levar os temas discutidos no Seminário até os profissionais que trabalham na ponta. Para isso, todos os participantes do evento receberam um CD com a gravação das apresentações feitas durante o Seminário.
A importância do profissional de base em todo o processo de integração foi destacada pelo subsecretário de Administração Prisional, Genilson Zeferino. “Esse é também um momento de valorização do profissional. É necessário trabalharmos sempre para que nossos homens sintam orgulho de serem profissionais de Segurança Pública”, disse Zeferino, apresentando agentes penitenciários que assumem a função de diretores de Unidades Prisionais. “Conseguimos firmar parcerias com universidades para oferecer curso de Gestão Prisional e, em breve, teremos todos os nossos profissionais de carreira com formação superior”, comemorou o subsecretário, que ainda falou da necessidade de integração de informações entre as unidades prisionais e as polícias.