Logo Agência Minas
Logo da Agência Minas

Notícia

Agricultor diversifica produção por meio da apicultura na Serra da Canastra

Quantidade aumentou de uma para mais de cem colmeias distribuídas nos municípios de Capitólio, Guapé e Pimenta

Sexta-feira | 06/02/2026 | 12:35·Atualizado em 06/02/2026 | 14:43
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no X
Compartilhar no WhatsApp
Na propriedade, Osmério Fernandes concilia a pecuária e com a apicultura
Na propriedade, Osmério Fernandes concilia a pecuária e com a apicultura / Crédito: Arquivo pessoal

O agricultor Osmério Fernandes Moreira se dedica à pecuária e à agricultura há 30 anos no município de Guapé, no Suol de Minas e, há cinco anos, por meio de uma conversa com um cliente, teve a ideia de iniciar uma nova atividade: a apicultura. “Aluguei meu rancho para três casais. Um dos rapazes me falou que aqui na região seria ideal para a criação de abelhas. Acatei a ideia por curiosidade e daí em diante fui montando os apiários e continuo até hoje”, relata.

A atividade começou com apenas uma colmeia e atualmente são mais de cem, distribuídas nos municípios de Capitólio, Guapé e Pimenta, alcançando uma produção anual superior a 1,5 mil quilos de mel.
 

Agricultor Osmério Fernandes, ao centro - Arquivo pessoal

Regularização da agroindústria

A falta de conhecimento sobre a atividade e a regularização da agroindústria Reserva do Imperador foram os maiores desafios enfrentados durante esta trajetória na apicultura. Com apoio e dedicação conseguiu superar as adversidades.

“Possuímos o Selo Arte, somos cadastrados no Cicanastra (Consórcio Intermunicipal da Serra da Canastra, Alto São Francisco e Médio Rio Grande), que assegura a qualidade do nosso mel e do própolis. Agora fui convidado pela Codevasf (Compahia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Paranaíba) para viabilizar um projeto de um entreposto de mel e própolis no território da Canastra”, relata Osmério.

O coordenador técnico regional de pecuária da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado De Minas Gerais (Emater-MG), Belchior Teixeira de Souza, tem prestado assistência técnica ao produtor.

Ele relata que a regularização valoriza o produto, atesta a qualidade sanitária e abre portas para o mercado formal e também institucional, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O coordenador destaca que a história de Osmério é inspiração para outros apicultores da região. “ Nós o convidamos para ministrar uma palestra durante a realização do concurso de qualidade do mel que realizamos no ano passado. Os participantes puderam conhecer um pouco da trajetória dele, principalmente na apicultura, como superou os desafios e hoje já está com a agroindústria legalizada. Destaco ainda que ele é muito envolvido com as pautas ambientais”.

Produção na Serra da Canastra

Belchior destaca que a Emater-MG  tem incentivado a produção de méis e própolis na região, principalmente por meio da promoção do Concurso Regional de Qualidade. Segundo ele, a flora preservada e o alto fluxo turístico fazem com que o local seja favorável tanto para criação de abelhas e produção de mel e derivados quanto para a comercialização dos produtos.