Aluna na Ufop é finalista de programa internacional

Pesquisadora participa de protótipo de garrafa que possui funções de filtragem, esterilização, refrescagem de água , além de carregamento à base de energia solar

  • ícone de compartilhamento

A pesquisadora Bárbara Gosziniak Paiva, mestranda do Programa de Engenharia de Materiais Redemat  da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop)  é finalista do Programa Red Bull Basement University 2021. Ela representará o Brasil na competição que recebeu 4.041 ideias de 43 países.

Arquivo Pessoal

Bárbara participa com protótipo de garrafa que possui funções fundamentais e inéditas no mercado: filtragem, esterilização e refrescagem da água, além de carregamento à base de energia solar. Segundo ela, o projeto “foi selecionado por ser inovador, viável e capaz de causar impactos”. A ideia surgiu como parte de seu trabalho de mestrado. “A proposta, a princípio, era atender às pessoas que não possuem saneamento básico, tanto no Brasil quanto no mundo. Minha iniciativa foi criar uma garrafa que filtra, esteriliza com radiação UV ou com a luz azul e refresca a água, três aspectos que são vantajosos em relação aos outros métodos já existentes, como a ebulição”.


De acordo com Bárbara, a garrafa também pode ser usada por esportistas e campistas, por exemplo, para a conservação da água de uma maneira mais simples. Ela diz estar animada com o reconhecimento proporcionado pelo Programa internacional. “Participar do Programa está sendo uma experiência incrível porque além de melhorar o desenvolvimento da minha pesquisa, acelera todo o processo para que a tecnologia chegue até as pessoas que precisam”, explica. O próximo passo, segundo ela, é a execução do protótipo da garrafa.

Questionado sobre a relevância da participação de alunos em projetos que objetivam a inovação, o professor e orientador de Bárbara, Rodrigo Bianchi, relata que “ao se envolverem em projetos de inovação, ou seja, fora dos muros da universidade, tanto os estudantes de graduação quanto os de pós-graduação têm a chance de ampliarem horizontes e, consequentemente, as oportunidades de inserção e desenvolvimento de mercado. Tornam-se, portanto, conscientes da importância da educação empreendedora na formação do sujeito e da sociedade como profissionais criativos e capacitados na busca de um mundo melhor”.   

O programa

Promovendo a inovação no âmbito das universidades e causando impactos positivos a partir de ideias ousadas, o Red Bull Basement University capacita alunos de todas as áreas do conhecimento. O objetivo do Programa é atingir comunidades de todo o planeta com a implementação de novas soluções tecnológicas, enaltecendo a importância da ciência para o desenvolvimento da sociedade.

Entre os dias 13 e 15 de dezembro de 2021 acontece a final global, em Istambul, na Turquia. A ocasião reunirá os finalistas para a participação de atividades, workshops e também contará com a apresentação das 44 ideias selecionadas a um painel de especialistas. Para mais informações sobre o Programa Red Bull Basement University (https://basement.redbull.com/pt-br) 

  



Últimas