Logo Agência Minas
Logo da Agência Minas

Notícia

Alunos de oito cursos técnicos da Utramig criam produtos na área de inovação

Cadeira veicular, geladeira programada e sistema de irrigação inteligente estão entre as tecnologias que podem ajudar as pessoas

Terça-feira | 06/12/2016 | 10:04·Atualizado em 06/12/2016 | 08:57
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no X
Compartilhar no WhatsApp
Alunos do curso de Eletrônica da Utramig apresentam o projeto "Rádio de Galena" que capta ondas sonoras AM
Alunos do curso de Eletrônica da Utramig apresentam o projeto "Rádio de Galena" que capta ondas sonoras AM / Crédito: Divulgação/Utramig

Alunos de oito cursos técnicos da Fundação de Educação Para o Trabalho (Utramig), pesquisadores das áreas de Eletrônica, Enfermagem, Informática e Segurança do Trabalho, criaram mais de 120 produtos que prometem ajudar no dia a dia de milhares de pessoas e atender às demandas da vida moderna. As inovações foram apresentadas ao público na “Mostra Tecnológica Utramig – Conhecimento para a Vida” no mês de novembro, em Belo Horizonte.

Entre as estrelas, fruto de um grande investimento intectual e de estímulo à cadeia produtiva de inovações pelo Governo de Minas Gerais, está uma cadeira infantil para carros, com sensores que detectam e informam ao motorista se a criança que transporta nos bancos traseiros está acomodada corretamente.

Um sistema de automação que facilita a locomoção de pessoas com deficiência visual em residências e ambientes de trabalho, por meio de sensores de presença, sinais sonoros e controles de acionamentos sem fio e remotos também foi uma das grandes vedetes tecnológicas apresentadas na mostra.

“Os alunos da Utramig, a partir do trabalho desta gestão, passaram a desenvolver produtos que envolvem alta criatividade, capacidade de inovação e baixos custos aplicados no desenvolvimento destas tecnologias. São produtos tecnológicos que podem melhorar muito a vida das pessoas, produtos que podem contribuir para segurança e mobilidade, para a qualidade de vida animal, facilitar o dia a dia de cadeirantes, além de inúmeros benefícios proporcionados pelos recursos tecnológicos”

Lindomar Gomes, presidente da Utramig

Os alunos desenvolveram também um dispositivo de geladeira com abertura programada, uma eficiente ferramenta a favor da vida saudável. O dispositivo viabiliza o acesso à geladeira apenas em horários previamente programados, permitindo que as pessoas em tratamento contra sobrepeso, por exemplo, também mantenham horários regulares de alimentação.

De acordo com o estudante e pesquisador da Utramig, no curso de Eletrônica, Issan Miranda, o sistema da "geladeira com abertura programada" funciona como uma tranca eletrônica acoplada na geladeira, que se abre em determinadas horas do dia. A tranca fica ligada junto à alimentação da geladeira. É possível que o usuário faça a programação para que a porta se abra de três em três horas, por exemplo. 

“O projeto é muito interessante e partiu de uma temática particularmente difícil: unir tecnologia no viés obesidade para alcançar resultados na área da saúde. Nesse momento, o objetivo é levar adiante o planejamento para que o produto seja aprimorado, e em um futuro breve, torná-lo comercializável. É um projeto simples, mas muito útil para quem tem necessidades especiais de alimentação no tratamento e acompanhamento da obesidade"

 Issan Miranda, estudante e pesquisador da Utramig

Mobilidade, sustentabilidade e informação

Rádio de Galena

Uma "moto-bike", uma "caixa biodigestora" e uma "rádio de galena", desenvolvidas por alunos sob a coordenação do engenheiro e professor da Utramig, Marcelo Marques de Santana, foram criados para contribuir com melhorias nas áreas de mobilidade, sustentabilidade e economia, além de informação, via ondas de rádio que podem ser levadas às àreas rurais ou com pouco recursos, por meio da estação de rádio AM.

Na criação da moto-bike, os alunos pesquisaram e perceberam que os deficientes necessitam de novos recursos para se locomover, já que os altos custos de cadeiras movidas a eletricidade são inviáveis para muitas pessoas. Uma bicicleta comum, cerrada ao meio, com um banco encaixado e um sistema alimentado por três baterias de moto poderá ser adquirida, futuramente, por cerca de R$ 600. Este custo foi o investimento total nesta pesquisa inovadora. 

Segundo Santana, "a roda da frente é alimentada por um motor com baterias de 6 volts, que podem ser recarregadas na tomada logo após o uso. O equipamento pode percorrer entre 3 e 4 quilômetros e facilitar a vida de quem possui essa necessidade". Os alunos, continua, desenvolveram um sistema que traz dignidade, conforto e sustentabilidade, além de ser feito com materiais recicláveis.

A caixa biodigestora partiu da premissa de que é possível produzir energia a partir de lixo orgânico. Seis alunos da Utramig, da área de Segurança do Trabalho, desenvolveram um um galão, com um tudo ao meio, que leva o lixo orgânico para a parte de baixo, onde não há oxigênio. Assim, a energia gerada é o gás metano, ou seja, gás de cozinha para ser utilizado por famílias com custo reduzido. 

Os demais restos orgânicos podem ser utilizados na adubação e plantação de hortas. O sistema foi feito com materiais comuns, fáceis de serem encontrados ou materiais recicláveis. De acordo com Santana, "este é um projeto inicial para, futuramente, ser patenteado e comercializado e ou distribuído para órgãos e empresas competentes". 

Já a rádio de galena tem um sistema que viaja no ar por ondas eletromagnéticas e funciona totalmente sem energia. Uma antena e um alto-falante, com fio de cobra, que capta ondas de um sinal sonoro, faz vibrar o bulbo do alto-falante e emite informações dos canais AM de rádios. O projeto fica em torno de R$ 15 para ser fabricado e pode beneficiar famílias que moram em regiões onde não há acesso à energia elétrica.

Tecnologia traz benefícios vindos do futuro

Os mais de 120 produtos desenvolvidos pelos alunos da Utramig atendem à diversas demandas e necessidades contemporâneas. Após as pesquisas e as fases iniciais de apresentação dos projetos na “Mostra Tecnológica Utramig – Conhecimento para a Vida”, as tecnologias serão aprimoradas e avaliadas em seu pontencial para chegar ao mercado. Conheça alguns destes produtos.

Cadeira Infantil veicular com sensores -É o desenvolvimento de um sistema que detecta e informa ao motorista se a criança que transporta nos bancos traseiros foi deixada sozinha dentro do veículo.

Geladeira com abertura programada - Auxilia no controle de alimentação prevenção e auxílio a tratamentos. Criação de dispositivo a ser utilizado em geladeiras, frigobares dentre outros, que viabilize o acesso apenas em horários previamente programados, propiciando às pessoas, além de um controle alimentar, a possibilidade de manter horários regulares de alimentação. 

Alimentador automatizado - Serve para criar um sistema facilitador, automatizado de alimentação animal, permitindo o reabastecimento do compartimento em horários e quantidades programadas.

Sistema de Automação Direcionado a Deficientes Visuais - Irá facilitar a locomoção de pessoas com deficiência visual em residências e ambientes de trabalho por meio de sensores de presença, sinais sonros e controles de acionamentos sem fio e remotos. 

Sistema de irrigação inteligente - Foi desenvolvido para facilitar a irrigação de vasos de plantas, hortas e jardins com a utilização de microcontrolador e com baixo custo aos usuários. Pode ser utilizado em pequenos ambientes propiciando também melhoria da qualidade da alimentação.

Janela Automatizada - As janelas automatizadas permitem a abertura e ou fechamento de acordo com a mudança de clima. 

Perca caloria -  Gere energia - O projeto foi desenvolvido com a utilização do sistema de geração de energia através de utilização de bicicleta (dínamo) para carregar uma carga  (celular ) com o desenvolvimento de um indicador de velocidade (display) microcontrolado.

Alunos vão além

Os estudantes vão apresentar, ainda este ano, estudos sobre os impactos provocados pela extração de areia nos rios de Minas Gerais e a falta de manejo da extração; os impactos, nos espaços urbanos das grandes cidades, da introdução de espécies exóticas em ambientes urbanos; e a inserção de pessoas obesas ou com deficiência no mercado de trabalho, um desafio para os profissionais de Recursos Humanos.