Belo Horizonte recebe premiação do 2º Concurso de Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras

Mais de 200 bebidas foram avaliadas na competição promovida pelo Governo de Minas; entrega será na segunda-feira (17/11)

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

A premiação dos vencedores do 2º Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras será realizada na próxima segunda-feira (17/11) em Belo Horizonte. Este ano, o concurso contou com 247 bebidas concorrentes, um crescimento de quase 14% em relação à primeira edição, promovida em 2024.

As bebidas inscritas na competição, todas registradas no Ministério da Agricultura, foram avaliadas por uma equipe de 24 especialistas e de acordo com a metodologia desenvolvida especialmente para a premiação.

As categorias do Concurso Cachaças Mineiras/2025, são Cachaça de Alambique, Cachaça de Alambique Armazenada, Cachaça de Alambique Envelhecida e Cachaça de Alambique Envelhecida: Tipo Premium (bebida envelhecida em sua totalidade por no mínimo um ano) ou Tipo Extrapremium (bebida envelhecida em sua totalidade por no mínimo três anos).

Além da premiação das bebidas vencedoras de cada categoria, este ano também haverá um diploma especial por polo para valorizar a regionalidade da bebida e prêmios para a mulher destaque da cachaça mineira e melhor bebida da agricultura familiar. A maior nota (acima de 95 pontos) da bebida Cachaça de Alambique vai receber o troféu Diamante.

O Concurso de Avaliação da Qualidade das Cachaças de Alambique e Aguardentes de Cana Mineiras é uma iniciativa do Governo de Minas, com realização da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e apoio do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e demais entidades parceiras.

A premiação ocorre a partir das 18h, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), na região Centro-Sul da capital.



Últimas