Cead/Unimontes amplia atividades e passa a oferecer mais 2.260 vagas 

Instituição vai passar de 3,7 mil vagas ofertas no ensino a distância 

  • ícone de compartilhamento

De um total de 158 universidades brasileiras, nove se enquadraram dentro dos critérios da Capes/MEC para ministrar cursos de graduação e especialização a distância nos limites máximos de vagas nos anos de 2022 e 2023. Entre elas, somente duas instituições são de Minas Gerais: A Unimontes e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 

Unimontes / Divulgação

O Centro de Educação a Distância (Cead) da Unimontes aumentou a oferta de cursos e passará a atender todas as macrorregiões mineiras. O Cead/Unimontes vai ampliar suas ações no âmbito do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) por meio de proposta aprovada no edital 009/2022, lançado recentemente pela Coordenação de Aperfeiçoamento do Ensino Superior (Capes/MEC). 

De acordo com a proposta aprovada no Edital 09/2022, o Cead/Unimontes passará a oferecer 12 cursos (oito de Graduação e quatro de Pós-Graduação Lato sensu) em 41 polos (e 41 municípios), totalizando 2.160 alunos e 60 turmas. A Unimontes passará atender todas as macrorregiões mineiras com o ensino a distância, ultrapassando a 3,7 mil vagas oferecidas. 

Neste segundo semestre, serão oferecidas 1.080 vagas, distribuídas da seguinte forma: 756 vagas em quatro cursos de licenciatura (Ciências Biológicas, Geografia, História e Matemática). Atualmente, a Unimontes conta com 1,6 mil alunos em cinco cursos de graduação a distância em 24 polos coordenados pelo Cead. 

Os cursos serão ministrados no modelo a distância, pelo sistema UAB, nos polos situados nos municípios de Águas Formosas, Almenara, Andrelândia, Bicas, Buritis, Capelinha, Cataguases, Confins, Corinto, Divinolândia de Minas, Ipanema, Jaíba, Joaíma, Mantena, Pompéu, Santa Rita de Caldas, São Miguel do Anta, São Sebastião do Paraíso e Urucuia, todas participantes do sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB -, instituído pelo Ministério da Educação. 

São oferecidas 324 vagas em dois cursos de pós-graduação Lato sensu (Alfabetização e multiletramentos e em Educação a Distância). Os cursos de especialização a distância são destinados aos polos das cidades de Araxá, Buritis, Carlos Chagas, Formiga, Januária, Joaíma, Monte Azul, Paracatu, Pedra Azul e Sete Lagoas. 

Outras 1.080 vagas no modelo de EAD serão ofertadas pelo Cead/Unimontes em 2023, em quatro cursos de graduação (756 vagas) e dois cursos de especialização Lato sensu (324 vagas). As novas turmas vão iniciar as atividades docentes em janeiro e março do próximo ano. 

 



Últimas