Cemig alerta para segurança com a rede elétrica durante atividades rurais 

Somente no ano passado, quatro pessoas morreram em acidentes relacionados à eletricidade no campo em Minas Gerais    

  • ícone de compartilhamento

Atenta ao fato de que Minas Gerais é um dos mais importantes estados com atividade rural no Brasil, a Cemig, comprometida em reduzir os acidentes com a rede elétrica em sua área de concessão, busca alertar clientes sobre os riscos com a eletricidade. Somente em 2021, a companhia registrou quatro acidentes da população com a rede elétrica durante a execução de serviços em áreas rurais, com duas vítimas fatais.  

Kelly Brito / Divulgação

Na zona rural, é preciso ter muita atenção à utilização de máquinas agrícolas para a preparação do solo e colheita da safra. O gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, João José Magalhães Soares, destaca que os operadores de máquinas agrícolas devem, antes de iniciar os trabalhos, fazer um mapeamento do local e respeitar uma distância mínima de 1,5 metro em relação às estruturas da rede de distribuição da companhia ou de seus cabos de aço de sustentação e dos cabos de energia. É importante observar que esta distância se refere ao engastamento (apoio estrutural que impede os movimentos da estrutura) desses cabos no solo, dos cabos da rede elétrica ou da base dos postes ou torres. 

“É fundamental que o trabalhador conheça bem o local onde irá operar a máquina. Dessa forma, ele vai evitar se surpreender com a rede elétrica e evitar acidentes que podem ser até fatais. Além disso, uma colisão com uma estrutura pode causar transtornos e interromper o fornecimento de energia para outros clientes da região”, afirma. 

Instalações internas 

Além da preocupação com a rede elétrica da Cemig, é importante que as instalações elétricas internas dos estabelecimentos rurais estejam em perfeitas condições e de acordo com as normas técnicas para garantir a segurança das pessoas que as utilizam. Outro ponto importante que deve ser observado é relacionado à manutenção, que deve ser feita sempre por profissional capacitado. 

“Em relação às residências, tanto rurais quanto urbanas, a Cemig alerta que, em caso de necessidade de qualquer manutenção na rede elétrica, é importante que o disjuntor seja desligado para reduzir as chances de acidentes com a eletricidade. Além disso, é importante lembrar: sempre que for necessário esse tipo de serviço, procure um profissional especializado”, ressalta João José. 

Também deve-se evitar podas de árvores e roçadas próximas a qualquer fiação. A instalação de postes particulares – bem como outras obras e reformas – no interior de propriedades rurais deve ser feita com as devidas medidas de segurança, pois qualquer contato acidental pode causar acidentes graves e até fatalidades. 

Período chuvoso: atenção redobrada 

Com o início do período chuvoso, e como normalmente as tempestades dessa época do ano vêm acompanhadas de ventos e descargas atmosféricas, é importante fazer um alerta sobre a ação dos raios na zona rural. Nessas ocasiões, é fundamental que as pessoas busquem um abrigo que não seja embaixo de árvores ou postes, que podem atrair essas descargas devido à sua altura e, como consequência, eletrocutar as pessoas que estejam próximas. 

“Durante as chuvas, os raios podem cair nas proximidades das cercas ou atingir diretamente uma pessoa. Por isso, é fundamental que se busque um abrigo seguro na incidência do fenômeno. Caso não seja possível conseguir um abrigo, é importante ficar longe de pontos altos, que podem atrair os raios. O mais importante é não sermos um dos pontos mais altos em locais descampados. Se uma pessoa estiver no alto de uma montanha desprotegida, por exemplo, a orientação é ficar deitado para não correr o risco de sofrer uma descarga atmosférica”, alerta João José Magalhães Soares. 

Em casos de locais que possuem criação de animais, como gado e cavalo, o proprietário deve avaliar a instalação de aterramentos nas cercas, para facilitar o escoamento da corrente elétrica para o solo. Além disso, explica João José, “é importante interromper a cerca de alguns em alguns metros e sempre instalar aterramentos nesses pontos, a depender da sua extensão, para diminuir a possibilidade da descarga ‘caminhar’ por grandes distâncias por meio dos componentes metálicos, como arames, e sempre conectar essa cerca a uma haste fincada no solo”, detalha.  

 



Últimas