Logo Agência Minas
Logo da Agência Minas

Notícia

Centro de Formação Artística da FCS promove oficinas gratuitas

Quarta-feira | 22/08/2007 | 10:40·Atualizado em 09/05/2013 | 12:28
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no X
Compartilhar no WhatsApp

BELO HORIZONTE (22/08/07) - A Fundação Clóvis Salgado (FCS) está promovendo o Cefarciranda, uma série de oficinas gratuitas para profissionais e alunos de dança, música, ópera e teatro de escolas de Belo Horizonte. As inscrições, que são feitas no Departamento de Extensão da Fundação Clóvis Salgado, encerram-se nesta quinta-feira (23). As vagas são limitadas.

A iniciativa visa integrar os participantes ao cotidiano dos profissionais e alunos nas salas de aulas e espaços do Palácio das Artes, incentivando a troca de experiências entre grupos artísticos diversos. O Cefarciranda prossegue até o final do ano, sempre no último sábado de cada mês (25 de agosto, 29 de setembro, 27 de outubro e 24 de novembro).

“A proposta é que as escolas e grupos comunitários façam as inscrições e não um indivíduo isolado. Será importante a participação também do professor, que vivenciará a troca de experiência e poderá amplificá-la em seu local de origem, bem como estabelecer um ganho real para a comunidade, como agente multiplicador”, afirma a diretora de Ensino e Extensão, Patrícia Avellar Zol.

Dança:

Iniciação ao Videodança: corpo e câmera

A cargo da bailarina, pedagoga, coreógrafa e especialista em arte e contemporaneidade pela Escola Guignard, Paola Rettore, e do artista plástico Marcelo Kraiser, que mostrarão as várias possibilidades de utilização da câmera de vídeo no trabalho cênico e em outras atividades. São 4 módulos de 3 horas de duração, com carga horária total de 12 horas.

Introdução à Metodologia do Ensino na Dança

Nesta oficina, a professora de dança e mestra em Educação Mirza Ferreira abordará as questões de didática, metodologia e conteúdo relativas a um programa de ensino de dança. Será oferecida em 02 módulos de 03 horas, com carga horária total de 6 horas.

Dança Contemporânea: prática corporal e criação

A prática da criação e improvisação em dança através da utilização de imagens fotográficas como estímulo e interlocução para o criador. A duração de 03 horas, sob a condução da bailarina, coreógrafa e professora de dança contemporânea Gabriela Christófaro.

Folclore na Escola

Com duração de 03 horas, a professora e especialista em folclore e cultura popular Águeda Kallás abordará a questão do folclore como coadjuvante no processo de ensino e aprendizagem em escolas de ensino médio e fundamental.

Um dos grandes destaques na área de dança será a participação da coreógrafa carioca Sonia Destri e a Companhia Urbana de Dança, que oferecerá duas oficinas de dança urbana, a cada sábado, cada uma com 03 horas de duração. Ao final das oficinas será montada uma performance com todos os participantes.

Oficina de Capoeira: Na Corda Bamba

Oportunidade de vivenciar movimentos através de batuques e cantigas dos antigos escravos com o professor Átilla (Meia Lua) do Grupo de Capoeira Só Angola, do Rio de Janeiro. Duração de 02 horas.

Teatro

O Departamento de Teatro, através do Cefarciranda, propõe à comunidade a possibilidade de vivenciar experiências cênicas diversas, trocar conhecimentos desenvolvidos dentro e fora de sala de aula, ter contato com profissionais de várias áreas das artes cênicas de Belo Horizonte.

Neste sentido, a oficina para contadores de histórias vai enfocar a arte de contar histórias por meio do estudo, seleção e apresentação de contos de autores brasileiros. Ao propor a interface entre a dança, a música e o teatro, a oficina O Corpo Sonoro e a Composição da Cena irá estabelecer jogos corporais estimulados pelo som na busca da compreensão do movimento como gerador de ações físicas para uma composição cênica. A oficina Reinvenções: diálogos entre espaços e narrativas levará o participante a reinventar sua relação entre indivíduo e a cidade, espaço físico e espaço literário: através de breves vivências em lugares da cidade, diversas narrativas serão produzidas.

Música

1 – Você sabe ouvir música?

O professor Robério Molinari, por meio de três módulos de duas horas, leva-nos a uma viagem por estilos musicais diferentes.

2 – Oficina de Ritmo e Percussão

Oficina da professora Marilene Trota, com duas horas de duração, usa a compreensão da música através do ritmo e da percussão em grupo por meio da movimentação corporal e de instrumentos alternativos.

3 – Quem tem medo de ópera?

O professor Nestor Cordero mostra, em três módulos de três horas, como teatro, canto e histórias da vida humana se mesclam para criar um papel psicológico e dramático dos personagens.

4 – Oficina de Canto Coral Infantil

O canto infantil em conjunto desperta a sensibilidade à escuta musical. Esta oficina procura unir grupos infantis de 7 a 12 anos para desenvolver repertório popular e erudito.

5 – Painel Histórico-social do Jazz

Jazz Tradicional ou Moderno?

O jazz é um gênero musical bastante diversificado. O professor Rodolfo Padilla esclarece, em duas modalidades de oficina, esta relação profunda dos aspectos socioculturais e históricos do cotidiano humano com muita escuta, apreciação musical e discussão sobre o assunto.

Serviço:

Evento: Cefarciranda

Data: Inscrições até 23 de agosto

Local: Departamento de Extensão da Fundação Clóvis Salgado (av. Afonso Pena, 1537, Centro)

Horário: 9h às 18h

Informações: (31) 3236-7322