Logo Agência Minas
Logo da Agência Minas

Notícia

Cetec apresenta proposta de gestão de resíduos

Terça-feira | 29/11/2005 | 10:49·Atualizado em 08/06/2013 | 03:28
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no X
Compartilhar no WhatsApp

BELO HORIZONTE (29/11/05) – A Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec) apresentou sua experiência na execução do plano de gestão integrada de resíduos sólidos em reunião com o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Bilac Pinto, o presidente do órgão, Caio Nelson Lemos de Carvalho, que estava acompanhado da sua diretoria e do prefeito de Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, Ronaldo Carvalho, e do vice Mozart Zaghi.

O diretor de Desenvolvimento e Serviços Tecnológicos do Cetec, Sílvio Dias Pereira Neto, divulgou um estudo sobre a formação de consórcio para gerenciamento compartilhado da reciclagem do lixo nos municípios de Santa Rita do Sapucaí, Cachoeira de Minas e Conceição dos Ouros. O objetivo é fazer estudo de viabilidade técnica e econômica de um consórcio microrregional de reciclagem entre aqueles municípios, além do desenvolvimento de uma metodologia para implantação de um Fórum Intermunicipal Lixo & Cidadania.

O Cetec propôs estratégias para ordenação, modernização e adequação do Sistema de Limpeza Urbana para os três municípios, a implantação de uma unidade de reciclagem que envolva a triagem, pesagem, semi-beneficiamento do vidro (trituração), do plástico (picotagem) e prensagem dos outros recicláveis e a elaboração de um projeto de implantação da coleta seletiva de materiais recicláveis com geração de trabalho e renda. A proposta será agora avaliada pelos prefeitos.

Agência Minas

Telefone: (31) 3250-7116

e-mail: imprensasecom@governo.mg.gov.br