Logo Agência Minas
Logo da Agência Minas

Notícia

Chuvas em BH superam em 90% a média de janeiro

Chuvas em BH superam em 90% a média de janeiro

Sábado | 18/01/2003 | 00:00·Atualizado em 24/05/2013 | 20:39
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no X
Compartilhar no WhatsApp

Levantamento feito pelo 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Minas Gerais mostra que o índice de 561,8 mm das chuvas que estão castigando Minas, e especialmente a Região Metropolitana de Belo Horizonte, neste início de ano, dobrou em relação a janeiro do ano passado, quando a precipitação foi de 285,8 mm, e supera em 90% o valor médio do mês, que é de 296,3 mm.

A última vez que se registrou em Belo Horizonte um índice pluviométrico superior ao deste ano foi em 1991, quando atingiu 651,2 mm. A previsão é de que as chuvas só darão uma trégua aos moradores da Região Metropolitana no final da noite do próximo dia 21.

Além da Grande BH, outra região que continua sendo bastante castigada é o Leste do Estado. Em Caratinga, a média de precipitação, que em janeiro é de 182 mm, já alcançou 362,4 mm. Em Caparaó, a média de 238 mm pulou este ano para a marca de 463,3 mm.

Recomendações da Cedec

A Coordenadoria de Defesa Civil do Governo do Estado (Cedec) relaciona em seu site na internet (www.defesacivil.mg.gov.br) uma série de recomendações para a população se proteger contra os perigos que as chuvas intensas trazem, especialmente nas áreas de risco. Algumas das medidas que devem ser tomadas são as seguintes:

 Manter um membro da família vigilante para observar o nível de subida das águas, mesmo à noite.

 Ter sempre lanternas e pilhas em condições de uso.

 Armazenar água potável.

 Aparelhos elétricos molhados (ou úmidos) são perigosos. É melhor desligá-los da rede elétrica.

 Havendo muita infiltração e barulho estranho, abandone sua casa. É preferível perder bens a perder a vida.

 Quem mora às margens de rios e junto a encostas também deve sair de casa.

 Providenciar a retirada das pessoas que ainda estejam correndo riscos.

 Avisar aos vizinhos em caso de súbita elevação das águas.

 Ligar para o Corpo de Bombeiros (195), se for o caso.