Logo Agência Minas
Logo da Agência Minas

Notícia

Coleção Sesquicentenário celebra 150 anos de Montes Claros

Terça-feira | 26/06/2007 | 13:36·Atualizado em 25/05/2013 | 08:12
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no X
Compartilhar no WhatsApp

MONTES CLAROS (26/06/07) - Montes Claros, no Norte de Minas, faz 150 anos e, como parte das comemorações, será realizado nesta quinta-feira (28), o lançamento oficial da “Coleção Sesquicentenário”, que reedita 13 títulos considerados os mais importantes da história do município. O projeto, desenvolvido sob a coordenação da Universidade Estadual de Montes Claros – através da Editora Unimontes e da Prefeitura Municipal, com o patrocínio da Fundação Nestlé Brasil, tem como principal objetivo incrementar o acesso à pesquisa nas escolas públicas de ensino fundamental e médio.

A “Coleção Sesquicentenário”, surgiu a partir de um projeto da professora Marta Verônica Vasconcelos Leite, do departamento de História da Unimontes. Os títulos selecionados, divididos em 16 volumes, receberam novas capas - utilizando fotos históricas do acervo da Divisão de Pesquisa e Documentação Regional da Unimontes, mas com a reprodução das originais no interior de cada obra.

Estão sendo produzidos, pela Editora Unimontes, 300 exemplares de cada título para posterior distribuição às escolas públicas da rede municipal, bibliotecas e instituições ligadas à pesquisa histórica. As 100 primeiras coleções, em caixas personalizadas, serão entregues durante a solenidade de lançamento. As demais, serão repassadas em julho e agosto. Já no mês de setembro, a Secretaria Municipal de Educação vai promover um seminário com base em um projeto didático-pedagógico específico para os livros da coleção.

As obras que compõem a “Coleção do Sesquicentenário” são as seguintes: “Montes Claros Primitiva”, de Dário Cotrim; “Nelson, o Personagem”, de Haroldo Lívio; “Monografia Histórica, Geográfica e Descriptiva de Montes Claros”, Urbino Vianna; “Quarenta Anos de Sertão”, de Mauro Moreira; “Raízes de Minas”, Simeão Ribeiro Pires; “Montes Claros: Sua História, Sua Gente, Seus Costumes”, de Hermes Augusto de Paula (será dividido em três volumes); “Efemérides”, de Nelson Vianna (dividido em dois volumes); “Foiceiros e Vaqueiros”, de Nelson Vianna; “Rebenta Boi”, de Cândido Canela; “Janelas do Sobrado”, de João Valle Maurício; “Menina do Sobrado”, Cyro dos Anjos; “Montes Claros era Assim”, de Ruth Tupynambá Graça; “Serões Montesclarenses”, de Nelson Vianna.

Para o reitor da Unimontes, Paulo César Gonçalves de Almeida, “a coleção promove o resgate da própria história montes-clarense servindo, ainda, como rica e interessante fonte de pesquisa”. Já a diretora da Fundação Nestlé Brasil, Sílvia Zanotti, salienta que, “esse é um trabalho de relevante compromisso social, principalmente pela participação de uma universidade como a Unimontes, onde se produz o conhecimento ou ele é transformado em benefício da população”. Para Silvia Zanotti, o diferencial do projeto “está no incentivo à leitura a partir das séries iniciais”.

O lançamento - a partir das 19h, em solenidade no Centro Cultural Hermes de Paula, será presidido pelo reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, Paulo César Gonçalves de Almeida e pelo prefeito Athos Avelino Pereira, contando, ainda, com a participação do gerente executivo de Assuntos Corporativos da Nestlé Brasil, Pedro Simão, entre outras autoridades e convidados.