Conceição dos Ouros promove a X Festa do Polvilho
CONCEIÇÃO DOS OUROS (25/07/06) - A Emater-MG, em parceria com a Associação de Produtores Rurais e Agroindústrias e a Prefeitura Municipal de Conceição dos Ouros promove, de 3 a 6 de agosto, a X Festa do Polvilho e o 4º Festival de Pratos Típicos de Mandioca e Polvilho. Um dos principais objetivos da festividade no município é valorizar a fabricação caseira e industrial dos produtos derivados da mandioca e polvilho.
Os interessados em participar do Festival de Pratos Típicos têm até o dia 31 de julho para fazer a inscrição na Emater-MG de Conceição dos Ouros, gratuitamente. Qualquer pessoa pode participar com quantas receitas quiser. Serão avaliados quatro itens: apresentação e aparência, sabor e textura. Serão ao todo sete prêmios: cinco para os primeiros colocados no concurso, um que obtiver maior pontuação no quesito criatividade e um sorteado.
A Emater-MG de Conceição dos Ouros fica na Rua Capitão Francisco de Oliveira Costa, 10/ Centro. Mais informações pelo telefone (35) 3653-1211.
Cultura do Polvilho
Segundo o extensionista de Bem Estar Social da Emater-MG, Carlos Eduardo Oliveira Bovo, Conceição dos Ouros é referência nacional na produção de polvilho, o que garantiu o título de Capital Nacional do Polvilho ao município. "Este título está vinculado à tradição e qualidade do polvilho produzido na região, tanto que o processo já serviu de exemplo para a implantação de outras fábricas em várias regiões do país", diz Bovo.
Conceição dos Ouros tem 450 produtores ligados diretamente ao beneficiamento da mandioca e cerca de 1500 pessoas envolvidas no trabalho com a cultura. A produção anual de polvilho é de 15 mil toneladas. "Hoje estamos trabalhando para a certificação de origem do polvilho de Conceição dos Ouros e região", afirma o extensionista. Ele ressalta ainda que, em relação à cultura, "existe uma tradição de cultivo da mandioca constatada pela existência de sítios arqueológicos indígenas, os quais foram os primeiros a plantarem mandioca no município".
Programação
03/08 (quinta-feira)
19h – Abertura oficial
Festival de Pratos Típicos "Mandioca e Polvilho", no Clube Recreativo.
04/08 (sexta-feira)
22h – Show na Praça José Maria de Souza com a Banda 5ª Avenida.
05/08 (sábado)
14h – Circuito de Motocross
22h – Show na Praça José Maria de Souza com a Banda Biquíni Cavadão.
01h – Baile no Poliesportivo – Banda Conexão Nacional.
06/08 (Domingo)
05h – Alvorada Festiva com a Banda Maestro Orlando Alves Correa.
20h30 – Queima de Fogos
21h – Show na Praça José Maria de Souza com a Banda Arquivo X
Agência Minas
Telefone: (31) 3250-7116
e-mail: imprensasecom@governo.mg.gov.br