Corpo de Bombeiros de Minas Gerais integra missão humanitária na Guiana
Comitiva brasileira participa de ações de enfrentamento e socorro em regiões atingidas por incêndios; militares já atuaram em outras operações internacionais para mitigação de crises

Militar do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG) integra comitiva brasileira de missão de assistência humanitária enviada à República Cooperativa da Guiana pelo Governo Federal, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores. O país Sul-Americano tem enfrentado incêndios de grandes proporções nas últimas semanas.
Os militares brasileiros terão a missão de realizar avaliação conjunta da situação atual em que se encontram diversas regiões afetadas pelos incêndios.
A comitiva brasileira desembarcou na cidade de Lethem, onde já se reuniu com as autoridades guianenses e seguirá em missão pelo menos até a segunda-feira (29/4), prazo que pode se estender para até 21 dias.
Especialistas em combate a incêndios
Entre os militares destacados, o tenente Júlio Hermínio Caldeira Brant Neto, do CBMMG, integra a equipe de especialistas em combate a incêndios florestais, também das corporações do Distrito Federal e dos estados de Roraima e Amazonas.
É a primeira missão internacional do tenente, que é técnico em Emergências Médicas Instrutor e especializado em Proteção e Defesa Civil.
Experiência
Essa é quinta vez que o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais colabora no cenário internacional de ajuda humanitária em países que foram assolados por desastres naturais, contribuindo para o propósito de salvar e valorizar vidas.
No histórico do CBMMG estão listadas missões em Moçambique, Haiti, Turquia e Canadá.
Relacionados
Bombeiros de Minas integram missão humanitária no Canadá
Grupo brasileiro vai prestar apoio no combate aos incêndios florestais que atingem o país desde junho
Governador recebe bombeiros que atuaram no resgate de vítimas de terremoto na Turquia
País e a Síria foram atingidos por terremoto e, até o momento, registram mais de 50 mil vítimas
Bombeiros de Minas completam 11 dias de operações na Turquia
Mobilização mais recente do grupo ocorreu na segunda-feira (20/2), após registro de novo tremor. Salvar vidas e tentar diminuir a dor e o sofrimento dos atingidos são objetivos do grupo que integra delegação nacional