Logo Agência Minas
Logo da Agência Minas

Notícias

Curso técnico do Trilhas de Futuro se destaca no Dia Internacional da Enfermagem

Curso técnico em enfermagem já formou mais de 28 mil estudantes e representa 37% dos concluintes do programa

12/05/2026 18:05·Atualizado em 12/05/2026
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no X
Compartilhar no WhatsApp
Curso técnico do Trilhas de Futuro se destaca no Dia Internacional da Enfermagem
Crédito: SEE / Divulgação

Neste Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) celebra um de seus cursos mais bem sucedidos do Programa Trilhas de Futuro. São mais de 28 mil técnicos em enfermagem formados por todo o estado, além de outros 18 mil estudantes em processo de conclusão do curso gratuito ofertado pelo Governo de Minas

Em Minas Gerais, 201 instituições oferecem o curso técnico em enfermagem em 133 municípios, atendendo também estudantes de cidades vizinhas. Os 28.022 concluintes da formação representam 37,8% dos formados pelo Trilhas de Futuro, programa que já soma mais de 100 mil profissionais capacitados em diversas áreas.

Jonathan Santos, 23 anos, é morador de Além Paraíba e se formou pelo Trilhas de Futuro em enfermagem. Para ele, a enfermagem foi um chamado: “o curso que me escolheu e, por meio das aulas, eu fui aprendendo as técnicas práticas e também as subjetivas. Ser empático com os pacientes, com os familiares que passam por um momento difícil. Tudo isso faz parte do dia a dia da enfermagem”, afirma. 

Já para Guilherme Ramos, de 18 anos, o certificado de conclusão do curso foi um meio para alavancar a carreira profissional. “Sempre quis trabalhar na área da saúde e quando descobri que o curso estava disponível perto da minha casa, em Belo Horizonte, não tive dúvidas. Atualmente, me sinto muito realizado, inclusive eu estou até empregado. A enfermagem é uma área que me encantou por ser a essência do cuidado”, destaca o jovem.

Alta demanda

Segundo a Superintendente de Práticas Pedagógicas da SEE/MG, Rosely Lima, a formação profissional dos estudantes é de extrema importância, para que, cada vez mais, eles tenham acesso ao mercado de trabalho e sejam competitivos por vagas. Ela também destaca a alta demanda por vagas.

“É um curso bastante procurado em todas as localidades do estado. Ele vai além da formação profissional, é social e humana também. A Secretaria, por meio do Trilhas de Futuro, já pensa em formas de expandir o curso em outras localidades, devido à importância no contexto social que ele representa para Minas Gerais”, afirma Rosely.

Trilhas de futuro

Atualmente em sua sexta edição, o Trilhas de Futuro já soma mais de R$ 2 bilhões em investimentos desde o seu lançamento, consolidando-se como uma das maiores políticas públicas de qualificação profissional do país. Desde 2021, o programa já ofereceu cerca de 374 mil vagas em cursos técnicos gratuitos em diversas áreas e recentemente ultrapassou a marca de 100 mil formados.

A data

O Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro foi instituído em 1974 pelo Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN) e remete a data de nascimento de Florence Nightingale, pioneira da enfermagem moderna. No Brasil, o dia do enfermeiro era comemorado desde 1938 no dia 10/8, antes do país aderir ao calendário internacional.