Logo Agência Minas
Logo da Agência Minas

Notícia

DER-MG prioriza criança na Semana Nacional do Trânsito

Quinta-feira | 18/09/2008 | 10:21·Atualizado em 15/06/2013 | 04:08
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no X
Compartilhar no WhatsApp

BELO HORIZONTE (18/09/08) - A segurança das crianças é a principal preocupação das autoridades que promovem a Semana Nacional de Trânsito, a partir desta quinta-feira (18) até o próximo dia 25, em todo o país. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu, para este ano, o tema A Criança no Trânsito, tendo como principal objetivo sensibilizar os educadores, pais, mães, transportadores e outros responsáveis pela educação infantil na adoção de ações que promovam a segurança das crianças no trânsito. Em Minas, o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) participa da campanha com atividades desenvolvidas pelas Coordenadorias Regionais.

Estatísticas do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) apresentam dados assustadores de acidentes envolvendo crianças de zero a 12 anos. Em 2006, das 21,2 mil crianças vítimas de acidentes de trânsito no país, 818 morreram. E o Ministério da Saúde salienta que os óbitos por acidentes de trânsito envolvendo crianças de zero a 14 anos aparecem em primeiro lugar, tendo atingido o percentual de 41% em 2004. Em segundo lugar, com 26%, estão as mortes por afogamento, seguido por óbitos por sufocação (13%) e queimaduras (7%).

Ações no Estado

Em Minas, as 40 Coordenadorias Regionais do DER - que já desenvolve atividades voltadas à educação no trânsito -, realizarão blitze educativas para orientar os motoristas sobre o transporte seguro de crianças. Aqueles que estiverem transportando as crianças em segurança e conformidade com a lei, vão receber brindes com mensagens educativas.

No interior do Estado, cada Coordenadoria Regional terá as suas blitze programadas de acordo com as demandas locais. Só para se ter uma idéia, a partir desta quinta-feira (18), a Regional do DER de Formiga reunirá cerca de 700 crianças para trabalhos educacionais. O evento seguirá até o próximo dia 26, envolvendo 14 escolas da região.

Já em Belo Horizonte, o DER realizará blitz educativa em parceria com a Polícia Militar, no período das 9 às 11h, nesta quinta (18), na BR- 356 (em frente à Copasa e próximo ao BH Shopping). Também está sendo realizada uma atividade lúdica voltada ao público infantil, envolvendo além do DER/MG, a PMMG, BHTrans, Detran e Liga Mineira do Trauma, no Parque Municipal de Belo Horizonte, na praça de Skate, das 10h às 12h. Serão realizados jogos e brincadeiras que envolvam sempre o cotidiano de crianças e sua inserção no ambiente do trânsito. Na próxima quinta-feira (25), será realizada blitz educativa na MG- 010, no Posto da Polícia Rodoviária Estadual.