DER utiliza medidas educativas para conscientizar população
BELO HORIZONTE (19/01/09) - O Departamento de Estradas de Rodagem (DER/MG) vem investindo de forma rotineira em campanhas educativas em todo o Estado. Cerca de 150 mil pessoas alcançadas diretamente, em 2008, por ações como blitz educativas, palestras, cursos, bem como reuniões, encontros de educação para o trânsito, distribuição de material educativo, passeatas, seminários/congressos educativos, ação junto a comunidade, entrevistas, entre outros.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação para o Trânsito do DER, Rosely Fantoni, o objetivo dessas campanhas é sensibilizar o motorista sobre questões como o álcool, utilização do cinto de segurança, excesso de velocidade e outros aspectos para um trânsito melhor e mais seguro. “A partir das ações in loco, conseguimos atingir todo o Estado, levando esclarecimento junto à comunidade”, disse.
Para 2009, Fantoni prevê o foco nas ações educativas voltadas para o transporte de crianças, utilização do cinto de segurança no banco traseiro e seqüência nas campanhas do uso de álcool ao volante. Segundo ela, trabalhos educacionais realizados pelo DER apontaram que 70% dos passageiros não utilizam os cintos de segurança no banco de trás. “Os dados revelam o desconhecimento da importância em usar o cinto”, lembrou.
Outro fator que também colabora para que o maior número possível de motoristas sejam alcançados nas campanhas é a parceria firmada entre o DER, Polícias Estadual e Rodoviária e ONGs que contemplam a educação no trânsito de forma integrada.
Segundo Fantoni, programas como Linha Verde, ProAcesso e Parceria Público-Privada na MG 050 são contemplados com campanhas educativas. “Nossa equipe atua com educação no trânsito, após colocação de redutores de velocidades, passarelas e outros mecanismos, conforme a necessidade de cada via, além disso, promovemos cursos e atividades educativas dirigidas a escolas, empresas, entidades e profissionais”, finalizou.