Logo Agência Minas
Logo da Agência Minas

Notícia

Educação Ambiental é tema de capacitação na Superintendência de Patos de Minas

‘Programa Educação Ambiental nas Escolas’ será realizado em 33 escolas estaduais da regional e irá beneficiar mais de dois mil alunos

Sexta-feira | 10/05/2013 | 14:38·Atualizado em 29/06/2013 | 19:34
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no X
Compartilhar no WhatsApp
Iniciativa irá beneficiar cerca de dois mil alunos do ensino médio
Iniciativa irá beneficiar cerca de dois mil alunos do ensino médio / Crédito: Divulgação/SEE

Educadores das 33 escolas estaduais da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Patos de Minas que participam do projeto Educação em Tempo Integral, da Secretaria de Estado de Educação (SEE), receberão a partir desse ano um reforço a mais nas ações voltadas para Educação Ambiental. Eles irão participar do ‘Programa Educação Ambiental nas Escolas’, iniciativa que é resultado de uma parceria entre a Fundación Mapfre e a SEE.

O programa tem por objetivo promover a interlocução de problemáticas sociais, econômicas e políticas com questões ambientais, além de estimular a formação de valores e atitudes que impulsionem para a atuação individual e coletiva na identificação, prevenção e a solução de problemas ambientais com os alunos. Toda a metodologia da iniciativa foi apresentada nesta sexta-feira (10) para os educadores da regional.

A Educação Ambiental já é trabalhada com os alunos que participam do projeto Educação em Tempo Integral na Escola Estadual Padre Almir Neves de Medeiros, em Patos de Minas, é o que afirma a professora Aquiléa Araújo Carvalho. “Já desenvolvemos vários projetos com foco no meio ambiente. Por exemplo, com o projeto ‘Meu lar, Minha cidade’, estamos levando os estudantes para conhecer todos os pontos turísticos da nossa cidade e em todos eles discutimos com os alunos a questão dos cuidados com meio ambiente”.

Mesmo já discutindo o tema constantemente com os alunos, a educadora ressalta as inovações que o ‘Programa Educação Ambiental nas Escolas’ pode trazer para a escola. “Pelo que já vi a iniciativa tem muito a acrescentar. Durante a apresentação, foram mostrados os três ambientes: indivíduo, natureza e ambiente social, e partindo daí dá para fazer um trabalho bem legal com os alunos”, conta Aquiléa Araújo Carvalho.

Na SRE de Patos de Minas, a iniciativa irá beneficiar mais de dois mil alunos do ensino fundamental. Este ano, o Programa também será desenvolvido em escolas estaduais da Superintendência Regional de Ensino de Varginha.

Educação em Tempo Integral

O projeto Educação em Tempo Integral existe desde 2007 e busca elevar a qualidade do ensino, ampliar a área de conhecimento do aluno, além de promover o atendimento de estudantes com dificuldade de aprendizagem. Todo o trabalho de atendimento ao aluno é feito como base em atividades culturais e esportivas, com a extensão do tempo de permanência do aluno no ambiente escolar.