Educação se reúne com lideranças da rede estadual para debater avanços do programa Jovem de Futuro
Iniciativas visam aprimorar a gestão escolar em todas as Superintendências Regionais de Ensino por meio da adoção de novas práticas e capacitação profissional
Nesta semana, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) promoveu um encontro com lideranças educacionais estaduais para apresentar as atualizações do 16º Comitê de Governança do Programa Jovem de Futuro. A iniciativa oferece metodologias e ferramentas que apoiam a gestão escolar para a melhoria da aprendizagem.
No evento, foram realizadas reflexões e proposições para garantir a implementação das ações previstas para o segundo semestre de 2024 e início de 2025.
Secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga ressaltou a importância da iniciativa para transformar as escolas.
"Se todos nós fizermos um pouco, mesmo que seja um esforço pequeno, conseguimos transformar a realidade de um lugar. Precisamos adotar essa perspectiva na educação, pois cada contribuição, por menor que seja, pode fazer uma grande diferença. Temos as ferramentas necessárias para a mudança; vamos utilizá-las", declarou.
Em 2024, o Programa Jovem de Futuro conseguiu uma cobertura total, abrangendo todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e beneficiando 2.369 escolas.
Entre os destaques da reunião, foi apresentado um novo sistema de acompanhamento automatizado, que permite monitorar em tempo real as inscrições de profissionais em eventos presenciais — demanda levantada em encontros anteriores.
Outra novidade é a nova metodologia para o cálculo das metas do Ideb Minas, que já foi aplicada e divulgada para a rede em 2024.
Próximos passos
Para dar continuidade ao programa, estão sendo implementadas várias iniciativas.
De agosto a dezembro, está prevista uma agenda integrada focada no desenvolvimento e valorização dos profissionais da educação, que incluirá cursos autoinstrucionais e híbridos.
Além disso, o próximo Comitê de Governança já está agendado para novembro, com a realização de comitês operacionais e táticos durante o período que antecede a reunião.
Também está prevista uma reunião de balanço em dezembro para avaliar o progresso e ajustar as estratégias conforme necessário.