Logo Agência Minas
Logo da Agência Minas

Notícia

Em Brasília, Governo de Minas discute implantação de gasoduto no Sul do estado

Expectativa dada pelo Governo Federal é de que as licenças tenham início em outubro deste ano

16/06/2025 19:50·Atualizado em 17/06/2025
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no X
Compartilhar no WhatsApp
Em Brasília, Governo de Minas discute implantação de gasoduto no Sul do estado
Crédito: Tauan Alencar / MME

O governador de Minas Gerais em exercício, Mateus Simões, se reuniu nesta segunda-feira (16/6), em Brasília, com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para viabilizar a implantação de um gasoduto no Sul de Minas. 

"Saio daqui com o compromisso do ministro Alexandre Silveira de que esta será a prioridade do Ministério e de que, até outubro, a gente possa discutir as licenças destas obras para que elas se tornem rapidamente realidade", declarou o governador em exercício. 

O gasoduto será instalado entre os municípios de Extrema e Pouso Alegre, região que apresenta um dos maiores níveis de dinamismo econômico do estado. 

Pouso Alegre, por exemplo, tem um polo industrial consolidado, com destaque para os setores farmacêutico, mecânico, alimentício e logística. Já Camanducaia e Jacutinga estão em plena expansão industrial, consolidando setores como têxtil, cerâmico e agroindustrial.

A construção do gasoduto viabilizará a redução dos custos e fomentará a industrialização e o desenvolvimento econômico regional.

Estavam presentes no encontro representantes da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), os prefeitos de Cambuí, Cinthia Pereira; de Camanducaia, Rodrigo Alves de Oliveira; de Extrema, Fabrício Sanchez Bergamin e de Itapeva, Daniel Pereira, além de deputados estaduais.