Em entrevista, Anastasia destaca economia mineira e traça um balanço da gestão estadual
Governador falou ao jornal Estado de Minas, no último domingo, sobre os avanços e desafios enfrentados pelo Estado
Segunda-feira | 02/12/2013 | 13:15·Atualizado em 02/12/2013 | 13:16
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no X
Compartilhar no WhatsApp
Copiar link
O governador de Minas, Antonio Anastasia, concedeu, no último domingo, uma entrevista exclusiva ao jornal Estado de Minas, na qual, entre outros destaques, traçou um balanço das ações da gestão estadual neste ano de 2013.
Para Anastasia, este foi um ano de avanços. "Tivemos resultados muito expressivos na área de educação", reforçou o governador, que também enfatizou a manutenção dos indicadores da área de segurança. Outro destaque feito diz respeito a um avanço em prol do desenvolvimento econômico. "Conseguimos atrair empresas com perfil diferente, ainda que estejamos vivendo sob impacto de uma crise econômica nacional e internacional", observou.
O governador também falou sobre a questão das desonerações de impostos promovidas pelo governo federal. "Isso afeta o Fundo de Participação do Estado (FPE)", ponderou Anastasia, que atribuiu a esse detalhe a necessidade de adoção de medidas de cautela, mesmo com Minas não sendo tão dependente do fundo como outros estados.
Outro ponto relativo ao governo federal, abordado pelo governador, diz respeito à renegociação da dívida dos Estados. “Dificilmente, o Governo Federal concorda com a modificação que para nós é importante, do fluxo, porque pagamos alguns bilhões por ano com encargos da dívida”, frisou.
Entre outros temas, o governador também abordou obras de infraestrutura e a expectativa econômica para 2014, que, segundo Anastasia tem relação direta com o humor econômico do país. “O ICMS este ano subiu, vamos terminar o ano subindo entre 8% e 9% em relação ao ano passado, mas qualquer variação é fatal", concluiu.