Empresa de produtos lácteos inaugura queijaria e expansão de fábrica de manteigas em Uberlândia

Com auxílio do Governo de Minas, maior empresa francesa investe cerca de R$ 100 milhões nas unidades e gera 500 empregos diretos

  • ícone de compartilhamento

A Lactalis do Brasil inaugurou nessa quinta-feira (9/11), uma nova fábrica de queijos no Distrito Industrial de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Foram investidos cerca de R$ 100 milhões na construção do empreendimento, ao lado da fábrica da Itambé, sua subsidiária integral. O investimento também viabilizou a reformulação da fábrica de manteigas, que dobrou a capacidade de processamento. O investimento resultou na geração de mais 500 empregos diretos e 2.500 empregos indiretos.

“Este é sempre um momento de grande satisfação para o Governo de Minas, pois é o resultado de todo o esforço feito pela atual gestão de criar um ambiente de negócios amigável para receber mais investimentos e gerar empregos. A Lactalis é uma empresa mundial e escolheu Minas para fazer este investimento. Isso prova que fizemos do nosso estado o melhor lugar para se investir no Brasil e temos certeza que grandes projetos como esse serão cada vez mais comuns”, diz o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

Ao todo, a planta deve aumentar sua recepção de leite para 1,6 milhão de litros por dia e ampliar seu processamento total das atuais 4 mil toneladas/mês para 5,5 mil toneladas nos próximos meses. “Com esse investimento, a Lactalis reforça seus elos com a comunidade e produtores rurais da região de Uberlândia, ampliando empregos e gerando renda de forma sustentável”, salienta o presidente da Lactalis para Brasil e Cone Sul, Patrick Sauvageot.

Compromisso com a sustentabilidade

Maior empresa de produtos lácteos do mundo, a Lactalis completou 90 anos de atuação em outubro e lançou seu propósito global de “Nutrir o Futuro”. A meta é que a produção se torne carbono neutro até 2050. Nos planos do grupo francês também estão investimentos em geração de empregos, desenvolvimento de produção local e qualificação dos talentos alinhados com os valores do grupo.

“Esse perfil da Lactalis é o que buscamos com prioridade na atração de investimentos para Minas. Ou seja, projetos que gerem empregos de qualidade para os mineiros e com responsabilidade social e ambiental. Acreditamos que este é o melhor caminho para promover o desenvolvimento sustentável do nosso Estado e vamos avançar ainda mais nisso”, diz o diretor da Invest Minas, Leandro Andrade.

Sobre a Lactalis

A Lactalis é uma empresa familiar francesa criada em 1933 por André Besnier. Em 2022, o Grupo Lactalis é líder no mercado de lácteos, com presença industrial em 52 países, mais de 270 fábricas e 85.500 funcionários. Iniciou suas atividades no Brasil em 2014 com a aquisição da indústria de queijos da Balkis. Ampliou sua atuação em 2015, com a incorporação de ativos selecionados da LBR e Elebat e marcas como Elegê, Parmalat e Batavo. A Lactalis adquiriu, em 2019, a Itambé e, em 2021, a Confepar. Hoje, a empresa mantém 23 unidades fabris espalhadas por oito estados (MG, RS, SC, PR, SP, PE, GO, RJ).



Últimas