Encontro de Cultura e Turismo reúne gestores de todas as regiões mineiras em BH

Iniciativa que vai até 30/3 alinha estratégias para o desenvolvimento das áreas e promoção de políticas públicas

A participação de representantes de todas as regiões do estado na abertura do quarto Encontro de Gestores de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos de Minas Gerais reforça a relevância da iniciativa que segue até quinta-feira (30/3), no Palácio das Artes. A ação traz oportunidade para municípios mineiros compartilharem projetos e experiências de trabalho, a fim de viabilizar o diálogo e a construção de políticas públicas efetivas.

O Encontro de Gestores de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos de Minas Gerais é realizado pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), juntamente com os parceiros Associação Mineira de Municípios (AMM), Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur).

Secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira agradeceu o empenho de cada participante no trabalho de promoção e estruturação de Minas Gerais como destino turístico. “Nós somos, hoje, o segundo destino mais procurado do país. Saímos do décimo lugar, em curto prazo de tempo, ainda durante a pandemia, para a vice-liderança. Em 2022, criamos 100 mil empregos e temos o maior número de municípios do Brasil no Mapa do Turismo: 596 estão preparados para receber turistas. Somos o maior destino do Brasil no que se refere à cultura. Minha gratidão a todos vocês”, frisou.

Expansão

Oliveira também reforçou o impacto da expansão da atividade turística no desenvolvimento cultural, social e econômico de Minas Gerais, o que tem contribuído para projetar o estado nacionalmente.

Vale recordar que, segundo dados da Fundação João Pinheiro (FJP), em 2022 Minas Gerais teve a maior participação no PIB brasileiro das duas últimas décadas, cerca de 9,3%, com volume aproximado de R$ 925 bilhões.

Essa expansão, para Leônidas Oliveira, deve ser celebrada, mas também requer ainda mais esforço e planejamento. “Isso nos traz uma responsabilidade muito grande de continuarmos crescendo. Temos muito a fazer. Precisamos melhorar a estruturação dos destinos, com atenção especial à Cordilheira do Espinhaço, o Norte de Minas, o Vale do Jequitinhonha, do Mucuri, ou seja, todas as regiões de Minas Gerais, especialmente as mais distantes”, pontuou o secretário.

Iniciativa inédita

O lançamento do projeto “Palácio das Artes no Circuito”, iniciativa inédita com o objetivo de promover mais diversidade para a programação com a proposta chamada “Todas as Artes e Todas as Pessoas” também marcou o primeiro dia do encontro.

Além disso, a Empresa Mineira de Comunicação (EMC) realizou entrega do Selo Cidade Amiga do Audiovisual para mais de cem municípios que participaram do programa em 2022.

A chancela reconhece as cidades que desenvolvem práticas para facilitar e atrair produções audiovisuais, estimulando o turismo e transformando o estado em cenário de enredos.

Ações

O Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos propõe série de atividades baseadas nas diretrizes da Secult para as políticas públicas turísticas e culturais.

Uma programação diversificada e gratuita é planejada para informar e contextualizar os planos e as políticas estaduais em vigor.

A divulgação de ações que visam à geração de emprego e renda, à estruturação, qualificação e profissionalização é um dos principais escopos da iniciativa que busca também viabilizar o acesso às políticas públicas em Minas Gerais.

Os encontros estabelecem, assim, uma interação maior entre os municípios e Estado, fortalecendo vínculos.

Ao proporcionar momentos de reflexão sobre as ações que têm impacto direto para os profissionais que atuam em ambas as áreas, o evento amplia as possibilidades de conversas entre os gestores, contribuindo para o fortalecimento e a construção coletiva das estratégias de gestão pública.

Confira a programação completa aqui: https://www.secult.mg.gov.br/egmct