Epamig fornece sementes para o Programa Minas sem Fome
BELO HORIZONTE (10/10/07) – A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) iniciou, na semana passada, o fornecimento de sementes para o Programa Minas sem Fome, coordenado pela Emater/MG. Serão distribuídas 1,1 mil toneladas de sementes, nas seguintes variedades: milho variedade (840 t.), feijão pérola (171 t.), arroz (54 t.) e sorgo forrageiro (23 t.). As sementes serão distribuídas a 63 mil produtores rurais de 683 municípios mineiros e plantadas em uma área de aproximadamente 50 mil hectares.
Para fornecer essas sementes, a Epamig está mobilizando cerca de 400 funcionários de seu quadro técnico, que realizam diversas funções durante o processo - plantio, colheita e beneficiamento e a emissão de 2 mil notas fiscais. Na logística de distribuição dessas sementes são utilizadas 28 carretas e 80 caminhões.
O Governo de Minas disponibilizou R$ 3,4 milhões para garantir que esta operação seja realizada e que as sementes cheguem dentro da época adequada para o plantio. Esses recursos também vão possibilitar o atendimento das despesas diretas e financiar, durante todo o ano, ações de pesquisa e inovação tecnológica para que o pequeno produtor rural possa contar com as melhores sementes na hora de iniciar a sua plantação.