Epamig oferece sementes qualificadas de café para entrega imediata

Conservação em câmara fria mantém as características das sementes por um tempo maior

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), por meio dos Campos Experimentais de Três Pontas e de Patrocínio, está comercializando sementes qualificadas de café para a entrega imediata. O material, armazenado em câmara fria, contribui para a obtenção de mudas e plantas mais sadias e produtivas.

A conservação em câmara fria, de acordo com as recomendações de temperatura e de umidade, mantém as características das sementes por um tempo maior. Já em condições normais de armazenagem, a capacidade de germinação cai, significativamente, entre três e seis meses após a colheita. O material disponibilizado atende aos parâmetros de exigência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da legislação vigente, que são germinação mínima de 70%, ausência de insetos vivos e 98% de pureza.

A engenheira agrônoma e assessora técnica da Epamig Vanessa Figueiredo aponta que o investimento na formação da lavoura de café é um dos pontos determinantes para a definição do potencial produtivo. “Deve ser dada atenção especial ao plantio de mudas vigorosas, formadas a partir de sementes de alta qualidade física, fisiológica, genética e sanitária. Outro ponto fundamental é a escolha da cultivar, com elevado potencial genético e adaptada às condições de cultivo”, afirma.

Sementes qualificadas

O processo de produção e comercialização de sementes no Brasil segue uma legislação específica, que tem como objetivo garantir a identidade e a qualidade do material de multiplicação. As cultivares que podem ser comercializadas estão cadastradas no Registro Nacional de Cultivares (RNC) e qualquer agente envolvido neste processo (pessoa física ou jurídica) deve estar inscrito no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem).

“A produção de sementes de alta qualidade exige uma atenção rigorosa. E a aquisição desses materiais permite ao agricultor usufruir de toda a potencialidade produtiva da cultivar plantada”, assegura Vanessa Figueiredo. A profissional também enumera fatores que afetam a qualidade das sementes: “origem, adubação, condições climáticas na fase de maturação e de colheita, tipo de colheita, secagem, condições de armazenamento, tratamento químico das sementes, sanidade do campo, dentre outros”.

Aquisição

As consultas sobre cultivares disponíveis, valores e condições de entrega devem ser feitas diretamente nas unidades fornecedoras: Campo Experimental de Três Pontas (Sul de Minas) - cetp@epamig.br ou (35) 99975-6996 (WhatApp) e Campo Experimental de Patrocínio (Alto Paranaíba) - cepc@epamig.br ou (34) 3831-1777, ou na Assessoria de Negócios Agropecuários da Epamig pelo telefone (31) 3489-5060. A retirada será entre os meses de janeiro a março.