Epamig realiza workshop sobre controle alternativo de pragas e doenças
JUIZ DE FORA (07/03/06) – A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), realiza no período de 5 a 7 de abril, no Centro Tecnológico da Zona da Mata, em Juiz de Fora, o 2º Workshop “Controle Alternativo de Pragas e Doenças.” O evento tem como objetivos apresentar e discutir métodos de controle alternativo de pragas e doenças com eficiência científica comprovada; apresentar resultados de pesquisa recentes na área; divulgar tecnologias alternativas disponíveis ao produtor; fomentar a discussão para difusão das técnicas alternativas aplicáveis à produção sustentável de alimentos de qualidade; e atualizar profissionais e estudantes das áreas de ciências da terra.
Este workshop visa, também, à atualização técnica de profissionais e estudantes das áreas de ciências agrárias e biológicas. Os participantes poderão interagir com representantes de empresas que produzem e/ou comercializam produtos alternativos para o controle de pragas e doenças, os quais terão oportunidade de divulgar suas tecnologias em palestras técnicas e apresentar suas principais dificuldades, incluindo as relacionadas ao registro de produtos.
A substituição do uso de agrotóxicos para o controle de pragas e doenças por meios alternativos eficientes é um dos grandes desafios da agricultura sustentável. Este assunto é tratado separadamente em eventos específicos sobre doenças ou pragas, ou relacionado a determinadas culturas, o que limita o acesso à informação por grande parte dos profissionais, estudantes e produtores. Com a realização da segunda edição desse workshop, a Epamig propõe a continuidade e periodicidade às discussões iniciadas na primeira edição, realizada em 2005. Durante o evento do ano passado, ficou evidente a necessidade de discussão e divulgação de métodos alternativos ao uso exclusivo de agrotóxicos. Os conferencistas convidados possuem experiência prática e resultados publicados em periódicos científicos indexados. Serão apresentadas, também, tecnologias específicas para culturas de interesse econômico, como soja orgânica, café orgânico, feijão, milho, olerícolas e fruteiras.
O evento será realizado no auditório do Departamento de Engenharia Florestal da UFV e terá a coordenação dos pesquisadores da Epamig/Centro Tecnológico da Zona da Mata Madelaine Venzon, Trazilbo José de Paula Júnior e Marcos Antonio Matiello Fadini, e do professor da UFV Angelo Pallini. A programação completa do evento e instruções para as inscrições podem ser obtidas na Epamig/Centro Tecnológico da Zona da Mata (31 3891 2646) ou pela Internet (www.insecta.ufv.br/segundoworkshop).
Agência Minas
Telefone: (31) 3250-7116
e-mail: imprensasecom@governo.mg.gov.br