Escolas estaduais de Montes Claros participam do Encontro Literário do Cerrado 

Evento contou com uma programação diversificada e distribuição de vale-livros para alunos e professores da rede 

  • ícone de compartilhamento

O município de Montes Claros, no Norte de Minas, recebeu, pela primeira vez, o Encontro Literário do Cerrado (Elicer). O evento reuniu alunos e professores de 30 escolas da região, com o objetivo de incentivar o hábito da leitura em jovens e adultos. A Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) viabilizou a participação de alunos e professores da rede com a distribuição de vale-livros e custeio de transporte e alimentação. 

SEE / Divulgação

“Participar deste encontro foi de uma importância indescritível. Tivemos o prazer de levar 365 alunos, oito coordenadores e 32 professores. Além de se tratar de uma ação totalmente voltada ao incentivo à leitura, vivenciar experiências de conhecer as obras literárias, ouvir a contação de histórias e adquirir livros foi memorável!”, disse a diretora da Escola Estadual Tiburtino Pena, Edna Rosângela, lembrando da felicidade dos alunos que participaram do evento. 

“Eu amei os livros que adquiri, além de ser uma boa experiência em que os alunos vivenciaram. Tudo isso desperta o interesse na leitura e você se diverte e aprende”, conta Vitória Euni, aluna do 1º ano do Ensino Médio da E.E. Tiburtino Pena. 

A Escola Estadual Benjamin Versiani dos Anjos foi uma das primeiras a participar do primeiro dia do encontro. “Nós tivemos a oportunidade de estarmos presentes na segunda-feira (17/10) no primeiro dia do evento. Foi maravilhosa a organização do encontro, o espaço físico, a programação cultural, e os meninos participaram de toda a programação. A compra dos livros foi um caso à parte, porque pela primeira vez muitos tiveram a oportunidade de comprar algo para eles”, conta a professora de História Luciana Fonseca. 

O Circuito Mineiro Elicer deste ano está passando por várias cidades mineiras, com mais quatro edições além de Montes Claros. O Encontro Literário do Cerrado começou em 2015 e mais de 200 mil pessoas já participaram do evento em todo o estado. O local conta com expositores de livros, bate papo com autores de todo o país e estrangeiros, contação de histórias, apresentações artísticas, teatro, além de poesia em cordel fazem parte do cardápio. Em Montes Claros, o encontro foi realizado de 17 a 20/10.

 



Últimas