Logo Agência Minas
Logo da Agência Minas

Notícia

ESP-MG qualifica profissionais da saúde

Sexta-feira | 20/03/2009 | 17:54·Atualizado em 28/05/2013 | 07:42
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no X
Compartilhar no WhatsApp

BELO HORIZONTE (20/03/09) - Encontra-se em andamento até a próxima segunda-feira (23). o curso Qualificação em Prioridades de Urgência segundo o Protocolo de Manchester promovido pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP/MG), em Montes Claros, Norte de Minas.A iniciativa é uma parceria entre a ESP-MG e a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e tem o objetivo de capacitar os profissionais da rede assistencial de saúde para a abordagem rápida e adequada junto aos usuários que procuram as unidades em situações de "urgência", além de problematizar os casos vivenciados durante o atendimento das urgências nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Na opinião da diretora-geral da ESP, Tammy Claret Monteiro, a parceria entre a Instituição e a SES-MG é muito importante, já que a entidade capacita profissionais da saúde e o atendimento prioritário é uma forma de atender o usuário de maneira mais acolhedora.

A referência médica em Urgências da Gerência Regional de Saúde de Montes Claros (GRS-MOC), Manoel Silvério Neto, explica que, nesse novo modelo de atendimento, são necessárias algumas ferramentas para que o serviço funcione de forma sistematizada. "O modelo escolhido pela SES-MG foi o de rede, interligando todos os pontos de atendimento. Nesse modelo, não há desníveis de hierarquia, ou seja, todos os pontos são importantes, e a comunicação é informatizada, criando uma linguagem comum e de fácil acesso", explicou Neto.

Protocolo de Manchester

O objetivo do protocolo é estabelecer um tempo de espera pela atenção médica e não de estabelecer diagnóstico. O método consiste em identificar a queixa inicial, seguir o fluxograma de decisão e, por fim, estabelecer o tempo de espera, que varia de acordo com a gravidade.

O protocolo é uma metodologia de trabalho implementada em Manchester (Inglaterra), em 1997, com aplicação em curso em vários outros países como Portugal, Suécia, Holanda e Espanha. Já está implantado no Hospital João XXIII em Belo Horizonte, e no Hospital Clemente Faria, em Montes Claros.

A cor vermelha (Emergente) tem atendimento imediato; o Laranja (muito urgente) prevê atendimento em dez minutos; o amarelo (urgente), 60 minutos; o verde (pouco urgente), 120 minutos e o azul (não urgente), 240 minutos.

A organização da rede possibilita encaminhar corretamente o paciente ao ponto de atenção certo, para a assistência mais eficaz e no menor tempo possível.