Estado concorre à principal premiação brasileira no setor de compras públicas

Governo de Minas é finalista, por meio da Seplag-MG, com os projetos Trilhas de Aprendizagem e Portal de Compras MG; votação é aberta ao público e vai até 24/3

  • ícone de compartilhamento

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), é finalista na principal premiação brasileira do setor de compras públicas: o Prêmio 19 de Março, conhecido como "Martelinho de Ouro", promovido pelo Instituto Negócios Públicos. Os vencedores são escolhidos por votação popular e aberta.

O público pode votar nas iniciativas de cada categoria até esta sexta-feira (24/3), neste link. O resultado da premiação será anunciado no 18º Congresso Brasileiro de Pregoeiros, que acontece em Foz do Iguaçu, no Paraná, entre os dias 28 e 31/3.

A Seplag-MG concorre ao prêmio com dois trabalhos. O projeto Trilhas de Aprendizagem em Compras Públicas, disponível em ead.planejamento.mg.gov.br, é finalista na categoria "Melhor programa de capacitação em compras públicas". Já o Portal de Compras MG disputa com outras iniciativas de todo o país na categoria "Melhor sistema de pregão".

A subsecretária do Centro de Serviços Compartilhados (CSC) da Seplag-MG, Virgínia Bracarense Lopes, destaca que as indicações ao prêmio evidenciam o esforço da equipe para aprimorar as compras públicas estaduais.

“Essa é a principal premiação do gênero voltada às compras públicas no Brasil. Ter iniciativas do Estado concorrendo em duas categorias abertas ao voto popular representa um incentivo a todos os profissionais que se dedicam integralmente à constante melhoria do gasto e das compras públicas”, afirma.

Projetos finalistas

As Trilhas de Aprendizagem foram criadas a partir de demandas dos próprios servidores da área, reunindo conteúdos sobre os temas de compras públicas para capacitar gratuitamente agentes em todo o Estado. Os estudos, segundo essa metodologia, são realizados por conta própria e permitem que o servidor aprenda e se desenvolva com flexibilidade e autonomia.

O material é desenvolvido pelo grupo de trabalho (GT) - Capacita Compras, constituído por Seplag-MG, Fundação João Pinheiro (FJP) e Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU).

O Portal de Compras MG, por sua vez, centraliza informações e operacionaliza pregões eletrônicos, outras licitações e compras diretas estaduais. A plataforma disponibiliza acesso às contratações de suprimentos do Estado e garante transparência aos processos de licitação.



Últimas