Estado lança Trilhas de Aprendizagem em Compras Públicas

Projeto busca apoiar o autodesenvolvimento de servidores e demais interessados no tema

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Governo de Minas lançou, nesta semana, as Trilhas de Aprendizagem em Compras Públicas. A iniciativa é resultado do trabalho da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), em parceria com a Fundação João Pinheiro (FJP) e com a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemge), que compõem o GT-Capacita Compras. A ação também teve a parceria do Tribunal de Contas da União (TCU), por meio de acordo de cooperação técnica.

A secretária de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, explica que as Trilhas de Aprendizagem representam uma inovação na estratégia de desenvolvimento dos servidores na temática compras públicas. “Essa parceria é fundamental e permitirá que esse conteúdo não fique restrito apenas a Minas Gerais. Nós iniciamos uma rede nacional de articulação”, destaca.

O presidente da Fundação João Pinheiro, Helger Marra, reforça que o projeto está de acordo com a missão da Escola de Governo da FJP, de profissionalizar a gestão pública. A rede de relacionamento entre órgãos e entidades envolvidas é fundamental, na visão do diretor-presidente da Codemge, Thiago Toscano, para a troca de experiências nos processos de compras públicas e na qualidade das entregas.

Aprendizagem autônoma

O projeto tem o objetivo de apoiar o autodesenvolvimento de servidores e demais interessados no tema de compras públicas, como explica a superintendente de Diretrizes e Inovação na Gestão Logística e Patrimonial da Seplag, Virgínia Bracarense Lopes. “Percebemos um espaço para trazer uma solução inovadora, eficiente e participativa para que os servidores consumam conteúdos em um formato diferente, mas complementar aos já disponibilizados”, afirma.

As Trilhas de Aprendizagem podem ser acessadas por servidores do Estado e demais interessados no tema. Nelas estão disponíveis conteúdos sobre o Pregão Eletrônico e a Nova Lei de Licitações e Contratos. Para acessar, clique aqui.

Palestra

O evento de lançamento, na última segunda-feira (25/10), contou com palestra do professor, consultor e pesquisador em gestão de Recursos Humanos e doutor em Economia, Pedro Carbone. Ele foi o responsável pela implantação dos modelos de gestão de desempenho por competências e de trilhas de aprendizagem no Banco do Brasil. “A trilha é uma perspectiva pedagógica. Educação, quando é feita com responsabilidade e boas metodologias, sempre proporciona resultados positivos e possibilidades de crescimento”, destacou.

Diálogo Público TCU + Cidades

A iniciativa também foi apresentada durante o evento “Diálogo Público TCU + Cidades – Nova Lei de Licitações – Planejamento: essencial para boa execução de obras públicas”, na terça-feira (26/11). A palestra teve participação da secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, do presidente da FJP, Helger Marra Lopes, e do diretor presidente da Codemge, Thiago Coelho Toscano.

Luísa Barreto ressaltou que a parceria com o TCU possibilitará a disseminação de conhecimentos entre gestores públicos de todo o Brasil. “Diversos municípios poderão, a partir das trilhas, formatarem compras melhores, mais seguras e que vão otimizar resultados em relação aos serviços públicos. É fundamental esse espírito de cooperação e de formação de redes com intuito de fortalecer o conhecimento e profissionalização da gestão pública”, disse.



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