Logo Agência Minas
Logo da Agência Minas

Notícia

Estado marca presença em seminário sobre Educação e Direito em Mariana

Realizado no Centro de Convenções da cidade, encontro reuniu a secretária de Educação, Macaé Evaristo, além de estudantes, professores e especialistas da Educação e do Direito

Quarta-feira | 05/04/2017 | 18:03·Atualizado em 05/04/2017 | 18:04
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no X
Compartilhar no WhatsApp

O Governo de Minas Gerais participou, nesta terça-feira (5/4), em Mariana, do "I Seminário Internacional Educação e Direito, Pilares para uma Consciência Cidadã". Neste segundo e último dia do evento, o Estado foi representado pela a secretaria de Educação, Macaé Evaristo, que destacou a importância da reflexão proposta pelo seminário.

Crédito: Eric Samuel/SEE

“Estamos em um momento de maior diálogo da Educação com o Direito. Recentemente, temos a discussão do direito à educação envolvida em inúmeras agendas de judicialização e isso significa que a população tem mais consciência do seu direito à educação. Em contrapartida, isso requer dos profissionais das duas áreas uma maior compreensão e reflexão sobre a escola e o seu papel, sobre a entrada tanto de profissionais e estudantes na escola”, afirmou.

Juntamente com Miguel Arroyo, professor titular emérito da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Macaé Evaristo apresentou a palestra ‘Caminhos para a Construção de uma Educação Pública, Popular, Plural e Democrática’. Segundo a secretária, as reflexões do evento precisam ser levadas para o dia a dia das escolas.

“É importante que os profissionais compartilhem essas reflexões com seus colegas de trabalho e com a comunidade, pois isso contribuirá para mudanças no ambiente escolar e para ampliação da consciência coletiva sobre a importância do direito à educação, e para que esse direito se efetive na prática diária das escolas”, ressalta.

O encontro, no Centro de Convenções de Mariana, reuniu estudantes, professores e especialistas das áreas de Educação e Direito. Além de palestras, o seminário também promoveu mostra de trabalhos acadêmicos realizados por estudantes de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado.

Seminário

O "I Seminário Internacional Educação e Direito, Pilares para uma Consciência Cidadã" é organizado, conjuntamente, pela Faculdade Presidente Antônio Carlos (Fupac), Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Ouro Preto e Instituto Veritas. Seu objetivo é discutir como viabilizar estratégias que promovam a construção e a ampliação de uma convivência democrática, alicerçada na consciência de sujeitos comprometidos com a apropriação de direitos e deveres do cidadão.

Para esta primeira edição, o evento também contou com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Ouro Preto, Universidade de Ouro Preto (Ufop) e Prefeituras de Mariana, Ouro Preto e Itabirito.