ExpoQueijo 2022, em Araxá, tem inscrições abertas até 11/5

Concurso internacional de queijos artesanais, realizado com o apoio do Governo de Minas, pretende superar a marca de 800 concorrentes

  • ícone de compartilhamento

Estão abertas, até 11/5, as inscrições para o Concurso Internacional do Queijo, realizado durante a ExpoQueijo Brasil 2022, em Araxá, na região do Alto Paranaíba. O evento, que ocorre entre 2 e 5/6, no Tauá Grande Hotel Termas, pretende repetir o sucesso da última edição. A expectativa é superar o marco do ano passado, com mais de 800 concorrentes inscritas. Produtores interessados em participar devem consultar o regulamento pelo site: https://www.expoqueijobrasil.com.br/concurso

A ExpoQueijo Brasil 2022 – Araxá International Cheese Awards é uma realização da Bonare Eventos, com o apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e das suas vinculadas, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), além de diversas outras instituições dos setores público e privado.

Concurso

O Concurso Internacional do Queijo avalia e premia alguns dos melhores produtos no mercado, por grupo de jurados especialistas no assunto, de diversas partes do mundo. Os objetivos são agregar valor e dar visibilidade aos queijos com certificações nacionais e internacionais - estas últimas desde que legalmente aprovadas no Brasil -, pelos órgãos competentes de fiscalização e serviços de inspeção municipal, estadual, federal ou com o Selo Arte. 

O diretor de Agroindústria e Cooperativismo da Seapa, Ranier Chaves Figueiredo, analisa que a disputa já ocupa uma posição de destaque no cenário mundial de queijos artesanais e convida as marcas de Minas a participarem. "Sempre é bom lembrar que uma premiação desta magnitude pode ser um divisor de águas na vida do pequeno produtor, traz rendimentos e prosperidade para a nossa população rural", afirma. 

Das 188 premiações realizadas em 2021, os queijos mineiros conquistaram 66 medalhas, sendo 22 de ouro, 19 de prata e 25 de bronze. Minas Gerais liderou o ranking de campeões entre os estados brasileiros, seguido por São Paulo, com cinco condecorações de ouro, dez de prata e quatro de bronze. 

Já entre os concorrentes estrangeiros, os italianos conquistaram o Super Ouro e levaram mais cinco medalhas de ouro, quatro de prata e duas de bronze. Também foram destaque o Peru, com seis premiações, e Portugal, com duas. 

Regulamento

Para se inscrever no concurso, é necessário preencher um formulário eletrônico, disponível no site do evento. É imprescindível a apresentação de registro sanitário oficial, emitido pelas autoridades competentes. 

O produtor pode concorrer em até três categorias, porém apenas com um queijo em cada uma delas. Os grupos são divididos por características dos produtos, como: o tipo de leite, o tratamento da coalhada, a maturação, a casca, entre outras. 

A última etapa é o envio do queijo artesanal para o endereço indicado no site, com data-limite de 29/5, caso prefira o endereçamento postal, ou entre 20/5 e 1/6, das 9h às 16h, se optar por entregá-lo em mãos para a comissão organizadora. 

Serviço

ExpoQueijo Brasil 2022 - Araxá International Cheese Awards

Data: de 2 a 5/6/2022

Local: Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá  - rua Águas do Araxá, s/n - Barreiro, Araxá (MG)

Regulamento e inscrições: https://www.expoqueijobrasil.com.br/concurso



Últimas