Farmácia de Minas Regional Belo Horizonte reabre em novo endereço

Instalação no bairro Carlos Prates amplia capacidade de atendimento ao usuário

Solicitar e buscar medicamentos fornecidos pelo SUS ficou mais fácil, rápido e próximo para os usuários da Farmácia de Minas Regional Belo Horizonte. Atendendo em novo endereço a partir desta segunda-feira (22/8), a unidade passou por ampliações para atender melhor os cerca de 2,5 mil usuários que passam pela instituição diariamente.

Ao lado da estação de metrô Carlos Prates, na avenida Nossa Senhora de Fátima, 2.777, o novo local apresenta alguns diferenciais em relação à unidade anterior. O número de cadeiras passou de 120 para 154. O número de guichês também ganhou um aumento de 62 para 68. No total, oito guichês de triagem e três salas de atendimento farmacêutico também fazem parte da estrutura.

Segundo o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, o médico Fábio Baccheretti, a mudança visa garantir mais agilidade ao serviço prestado ao usuário. “Estamos, a partir de hoje, dando mais conforto para mais de 2,5 mil pessoas que vêm aqui diariamente. São 68 guichês para atendimento e temos mais de 154 cadeiras de espera para o cidadão num ambiente maior e mais confortável”, afirmou.

Crédito: Fábio Marchetto

O secretário reforça que é muito importante que os usuários da Farmácia de Minas Regional Belo Horizonte compareçam ao local no dia e horário agendados em seu último atendimento, o que também contribui para a agilidade e rapidez no atendimento.

“Mantemos a orientação para os usuários, que é sempre buscar o horário agendado. Metade das pessoas que vêm até a farmácia diariamente, vêm por demanda espontânea. Nós teremos uma melhoria no nosso aplicativo até dezembro em que o usuário da farmácia vai poder reagendar o dia e horário para retirar o medicamento”, completou.

Até 15h, mais de 1,8 mil pessoas já haviam sido atendidas no primeiro dia de funcionamento da nova instalação, confirmando a expectativa de mais rapidez no serviço. No mesmo período, o tempo médio de espera para os usuários agendados era de 5 minutos. Para os não agendados, o tempo médio de espera era de 24 minutos.

Desde 2015, o motoboy Wendel Ricardo dos Santos busca medicamentos na Farmácia de Minas. Acostumado com o antigo espaço, antes localizado na avenida do Contorno. Ele acredita que a adaptação para o novo local será rápida. “Agora vai ser muito mais fácil voltar aqui da próxima vez. O atendimento foi rápido. Em dois minutos peguei meus remédios”, diz.

A aposentada Marli Alves de Souza também achou o novo local ótimo e de fácil acesso. “Moro no bairro Santa Inês, peguei o metrô e desci aqui. Quando era no outro local eu precisava pegar dois ônibus. Também fui atendida em dois minutos”, conta.

Usuária da Farmácia de Minas Regional Belo Horizonte há muito anos, a manicure Odelia Vieira Alves não acreditou na rapidez do atendimento. “Eu cheguei e já fui logo atendida. Não deu tempo nem mesmo de sentar na cadeira”, disse.

A cuidadora de idosos Mirlene Ananias de Oliveira, moradora de Contagem, também elogiou a rapidez no atendimento e o novo local. “Aqui consigo chegar de ônibus e ainda de metrô, o antigo local era muito fora de mão para mim”, disse.

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.