Logo Agência Minas
Logo da Agência Minas

Notícia

Feam mantém fiscalização em mina de Arcos

Segunda-feira | 31/07/2006 | 11:16·Atualizado em 24/05/2013 | 20:19
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no X
Compartilhar no WhatsApp

BELO HORIZONTE (31/07/06) – A equipe formada por representantes da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) retorna ao município de Arcos, distante 210 km de Belo Horizonte, na região Centro-Oeste de Minas, nesta semana, para continuar a investigação sobre a contaminação, provavelmente por óleo diesel, de uma mina de água na região. Já foram retirados cerca de 500 litros do produto pela Suatrans, empresa contratada pela Petrobrás para auxiliar na limpeza do local.

Na primeira fase, além da fiscalização nos postos de combustível e transportadoras da região, foram colhidas amostras de água que serão analisadas pela Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec) num prazo de 30 a 60 dias

Gilberto Soares, gerente da Divisão de Fiscalização, disse que a fonte da contaminação ainda não foi localizada. "A Petrobras tem mantido a área cercada e a remoção do material deve continuar. A Texaco (outra distribuidora de combustível) também se disponibilizou para o trabalho de retirada do contaminante", afirma. As duas empresas possuem postos de combustível em áreas próximas a mina, e foram acionadas pela Feam para auxiliar na descontaminação, segundo Soares este é um procedimento padrão.

Uma outra preocupação, de acordo com o gerente da Feam, é a possibilidade da ocorrência de chuvas neste período, o que poderia levar a contaminação aos rios próximos que deságuam no São Francisco. "Neste caso, grande parte da população poderia ser prejudicada", ressalta.

Histórico

A Polícia Militar do Meio Ambiente constatou a contaminação em 17 de maio deste ano e encaminhou a denúncia diretamente ao Ministério Público. A Feam, Igam e o Cetec tomaram conhecimento do fato em 24 de julho e imediatamente enviaram equipes para analisar o grau de contaminação no local.

Agência Minas

Telefone: (31) 3250-7116

e-mail: imprensasecom@governo.mg.gov.br