Feira da Agricultura Familiar e Urbana retorna à Cidade Administrativa de Minas Gerais

Suspenso durante a pandemia da covid-19, espaço de comercialização será retomado nesta sexta-feira (6/5). Cerca de 40 produtores rurais serão beneficiados semanalmente

  • ícone de compartilhamento

Seapa / Divulgação

A Feira da Agricultura Familiar e Urbana - Do Campo pra CA retorna à Cidade Administrativa de Minas Gerais (CAMG) nesta sexta-feira (6/5). Interrompida como medida de prevenção ao coronavírus, a comercialização é realizada, tradicionalmente, às sextas-feiras, das 10h às 15h, no Centro de Convivência. Em média, 40 produtores rurais são beneficiados pela iniciativa a cada semana. Os expositores, preferencialmente, fazem parte de associações e cooperativas e oferecem produtos regularizados pelos órgãos de fiscalização ou registrados como agroecológicos e orgânicos. 

Não só os agricultores familiares são favorecidos pelo comércio. No local, o público frequentador da CAMG pode comprar comida fresca, quitandas, mel, cereais, doces, queijos, conservas, carne e pescado processados e muito mais, de excelente procedência. “São produtos de altíssima qualidade, certificados, e o consumidor final trata diretamente com aquela pessoa que planta e colhe o alimento”, explica a diretora de Comercialização e Mercados da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Jaqueline Santos. 

Realizada pela Seapa, a feira conta com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), da Vigilância Sanitária e da Coordenadoria Especial da Cidade Administrativa (Cecad).

Clientela fiel

A produtora de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Heloísa Libéria Desidério, participa da Feira do Campo pra CA vendendo hortaliças, verduras, frutas e legumes direto da horta, desde o primeiro dia de realização. “Foi em 27 de março de 2014, eu não me esqueço da data”, orgulha-se.

"Senti tanta falta da feira. Você não tem ideia o quanto é gostoso vir para cá, ver gente, conversar. Fiz muita amizade aqui nesses cinco anos, com os servidores da Cidade Administrativa, meus fregueses. A gente chega e ouve: 'ai, amiga, que bom que você está aqui', 'que verdura bonita, Helô'. Eu adoro. E, financeiramente, sempre me ajudou demais", relata Heloísa, na CAMG, durante uma reunião para a retomada segura do espaço.

O casal de produtores de Betim, Alessandra Furtado e Rodrigo Garzon, aproveitou a cartela de clientes da CA para driblar a queda no escoamento da produção durante a crise sanitária. "A pandemia veio de repente, mas já fazíamos algumas entregas para o pessoal daqui e eles continuaram a fazer pedidos da nossa horta. Então, criamos um site para isso e, atualmente, entregamos todas as terças e quintas, em BH, Betim e Contagem", relembra a agricultora.

Produtos de maior valor agregado também são comercializados no local, como a cachaça Prazer de Minas, produzida em Esmeraldas e enviada para todo o Brasil, com o reconhecimento do Instituto Estrada Real e com diversas certificações de qualidade. O representante da marca, Marcos Paulo Franco Duarte, afirma que a feira foi um ambiente importante para a divulgação do produto.

"Participamos da feirinha desde 2018 e ganhamos uma clientela legal, não só de quem trabalha aqui ou mora na Grande BH, mas de visitantes, gente de fora, que frequenta a Cidade Administrativa para reuniões. Teve quem não comprasse cachaça, comprou, experimentou e virou cliente fiel", revela Duarte.

Responsabilidade

Apesar de compradores e feirantes pedirem pelo retorno da feira desde que anunciada a Onda Verde do Plano Minas Consciente, a diretora de Comercialização e Mercados da Seapa expõe que o resgate foi planejado com cautela e responsabilidade, para o momento seguro e oportuno a todos.

"O número de pessoas que circulavam pela CA, antes das medidas de restrição, era de 17 mil pessoas por dia. Hoje, com o regime de trabalho híbrido, temos um público de cerca de 7 mil pessoas. Esperamos que os servidores voltem a comprar como antigamente, porém o período inicial desta retomada irá nos sinalizar sobre daqui em diante", avalia Jaqueline. 

A produtora Heloísa está confiante. "O início vai ser mais difícil, mas a gente traz menos coisas e vai vendo, no decorrer das semanas, como será. Estou muito animada e creio que ainda vai bombar de novo, se Deus quiser", diz. 

Serviço

Feira da Agricultura Familiar e Urbana - Do Campo pra CA


Data: todas as sextas-feiras, a partir de 6/5

Horário: 10h às 15h

Local: Centro de Convivência da Cidade Administrativa de Minas Gerais - Rodovia Papa João Paulo II, número 4001 - bairro Serra Verde, Belo Horizonte (MG)



Últimas