Feira em BH promete acabar com mitos sobre animais peçonhentos
BELO HORIZONTE (14/10/11) - Réplicas e espécies vivas de cobras, escorpiões, resultados de experiências e pesquisas com venenos de abelhas, aranhas são algumas das atrações que o público de Belo Horizonte vai poder conferir na próxima semana) nas estações Central, Carlos Prates e na sede da Fundação Ezequiel Dias (Funed), na gameleira. A exposição faz parte da II Semana de Ciência e Tecnologia da Funed, realizada com o apoio da Fapemig.
Voltado para o público jovem, o evento, além de popularizar o conhecimento científico, chama a atenção de crianças e adolescentes para a pesquisa. “No momento de interação, temos a possibilidade de estimular as crianças e adolescentes para o mundo da ciência, despertando o desejo de se tornarem futuros pesquisadores”, considera a analista de saúde e tecnologia da Fundação, Flávia Cappucio de Resende.
A proposta da Fundação Ezequiel Dias para este ano é mostrar, por meio de exposições sobre a história e as atividades desenvolvidas na Fundação, que o conhecimento científico está no cotidiano das pessoas. “Minas Gerais e a Funed ocupam posição de destaque no cenário nacional na área de ciência e tecnologia. Mas muitas pessoas desconhecem os trabalhos de pesquisa, de produção de ciência e de biotecnologia realizados aqui. Vamos tentar mostrar na prática como esse trabalho é realizado”, explica o presidente da Funed, Augusto Guimarães.
A exposição
A exposição da Funed contará com atividades em estações específicas do metrô da capital (Central, Carlos Prates e Gameleira), na biblioteca pública e com um circuito especial instalado nas dependências da Fundação, no Bairro Gameleira. Ao todo, serão quatro paradas, também chamadas de estações do conhecimento, que vão abranger temas como biotecnologia; morfologia e diversidade dos animais peçonhentos; processo de extração de veneno; de produção de soros; de produção de medicamentos, além de atividades lúdicas como jogos e cineminha.
Dentre os destaques do evento está a exposição Toque Aqui, com réplicas de animais peçonhentos e peças anatômicas que poderão ser tocadas para portadores de deficiência visual. Essa exposição será montada na estação Carlos Prates, próximo ao Instituto São Rafael, e permite contatos táteis dos visitantes com as peças, permitindo percepção de forma, tamanho, peso, solidez, textura, temperatura e flexibilidade dos animais.
Gratuito
O evento é gratuito, aberto ao público em geral e as exposições das estações ficarão instaladas durante toda a semana, no período de funcionamento do metrô (5h15 às 23h). Já o circuito organizado nas dependências da Funed poderá ser visitado no período de 8h às 17h. Grupos de escolas que pretendem participar do evento deverão fazer inscrição.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Em cada edição, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, aborda uma temática geral, a qual as instituições licitadas, por meio de edital de participação, devem adequar as atividades que serão ofertadas. Este ano, o tema é Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Riscos.
Por meio de um edital divulgado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), mais instituições produtoras de conhecimento tiveram a oportunidade de participar com exposições e atividades em Minas Gerais. E, pela segunda vez, a Funed está inserida na programação.
Ao contar sua história em forma de exposições, a Fundação Ezequiel Dias mostrará como o clima de Belo Horizonte contribuiu para a consolidação da instituição aqui no Estado e como cada tipo de ambiente é favorável para a proliferação e transmissão de determinadas doenças.
Serviço:
O que: II Semana de Ciência e Tecnologia na Funed
Quando: 17 a 21 de outubro de 2011
Onde: Sede da Funed, no Bairro Gameleira, n° 80/ Belo Horizonte
Realização: Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento / Fundação Ezequiel Dias (Funed)
Apoio: Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais - Fapemig