Força-Tarefa vai articular equipes para combate ao desmatamento na Mata Atlântica
Grupo irá articular diversas áreas do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, visando aperfeiçoar o controle das supressões de vegetação no bioma
O Governo de Minas vai passar a contar com uma força-tarefa para combater o desmatamento ilegal da Mata Atlântica. Grupo, que teve seu trabalho criado e regulamentado por decreto assinado pelo governador Antonio Anastasia nesta segunda-feira (23), irá articular diversas áreas do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), visando aperfeiçoar o controle das supressões de vegetação no bioma.
As ações da força-tarefa terão como foco planejamento e ações de fiscalização específicas para prevenção e combate ao desmatamento do bioma, o aperfeiçoamento dos procedimentos de análise de pedidos de intervenção na mata atlântica e o uso de ferramentas geográficas para monitoramento e verificação contínua de focos de desmatamento no Estado.
“Na sua estratégia de atuação, o grupo irá definir as áreas prioritárias para ações preventivas e de fiscalização para reduzir o desmatamento. Atuaremos com inteligência e integração nas áreas que historicamente apresentam taxas altas de desmate, bem como nas áreas onde a demanda por produtos florestais, como, por exemplo, o carvão, é maior”, informou a subsecretária de Controle e Fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Daniela Diniz.
O grupo conta com a participação permanente das secretarias de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Desenvolvimento Econômico (Sede), Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e das polícias Militar e Civil.
Transparência
Outra atribuição do grupo criado é divulgar de forma sistemática ações, resultados e informações referentes à atuação na área da Mata Atlântica. “Realizaremos reuniões bimestrais para divulgação das informações. Queremos a população como parceira na defesa do bioma e sabemos que, somente agindo de forma articulada e ouvindo a sociedade, conseguiremos protege-lo de forma efetiva”, esclarece Adriano Magalhães.
“Vamos também incentivar atividades educativas e de conscientização ambiental para prevenção e firmar cooperações técnicas para a plena execução de todas as ações necessárias à prevenção e combate ao desmatamento”, acrescentou Daniela Diniz. A subsecretária lembra que o decreto de criação da força-tarefa prevê que órgãos públicos federais, estaduais e municipais, instituições privadas, associações e sociedade civil em geral, mediante critérios de participação estabelecidos pela Semad, poderão integrar o grupo.
Em agosto, a Semad publicou em seu site dados referentes às áreas requeridas e autorizadas para supressão no Bioma Mata Atlântica no período de janeiro a julho de 2013. Os dados são relativos a áreas autorizadas pela Semad, de acordo com as possibilidades previstas na legislação ambiental. Os próximos dados serão publicados no dia 10 de outubro.