Fundação de Meio Ambiente lança Banco de Boas Práticas Ambientais na Indústria
A ferramenta, aberta a todo o setor produtivo, vai catalogar iniciativas das empresas, permitindo a troca de experiência

Incentivar e divulgar o desenvolvimento de iniciativas voltadas para a ecoeficiência dos processos, além de promover um ambiente para divulgação de iniciativas e troca de experiências empresariais. É esse o objetivo do Banco de Boas Práticas Ambientais na Indústria, lançado pela Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). “O fomento da adoção de boas práticas permitirá que a indústria passe a ter produtos mais competitivos ao mesmo tempo em que consiga racionalizar recursos naturais” afirma a vice-presidente da Feam, Aline Trindade.
O gerente de Produção Sustentável da Feam, Antônio Malard, explica como funcionará a ferramenta. “O Banco proporcionará que modelos, ações e projetos de excelência da indústria sejam destacados e alcancem bons resultados na produção de bens e serviços, com uso menos intensivo dos recursos naturais, sem desperdícios e melhor controle da poluição”, esclarece. Antônio Malard ressalta ainda que alguns exemplos adotados pelas empresas, como o uso menos frequente de matérias-primas, insumos, água e energia, o uso de matérias-primas menos tóxicas, a geração de menos resíduos e a utilização de resíduos menos agressivos são formas de atuação que podem tornar o processo produtivo mais eficiente, aumentando a produtividade e reduzindo os impactos ambientais.
O gerente destaca dois exemplos de empresas que já praticam boas práticas ambientais em seus processos produtivos. A empresa Minerita Minérios Itaúna Ltda desenvolve projeto para reaproveitamento de rejeitos na Mineração denominado “Projeto Areia Industrial”. De acordo com a empresa, a boa prática adotada apresenta várias vantagens como a otimização do aproveitamento dos recursos minerais, a diminuição da área para disposição de rejeitos e a redução dos impactos ambientais, além da geração de emprego e lucros para a empresa.
Outro exemplo é o da Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas), que implantou um sistema complementar em sua Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) denominado VRM (Vacuum rotation Membrane bioreactor). O mecanismo possibilita diversas melhorias, como a maior eficiência no tratamento a redução da cor do efluente líquido, considerada um dos grandes problemas ambientais decorrentes do processo industrial da indústria têxtil, e a possibilidade de reuso do efluente tratado.
Estudos de caso
O Banco é aberto a todo setor produtivo e estará disponível para consulta. Os estudos de casos serão validados pela Feam em conjunto com a Fiemg e publicados no site do órgão ambiental. As práticas ambientais serão catalogadas, abrangendo temas como gestão de resíduos sólidos, recursos hídricos, emissões atmosféricas, eficiência energética e biodiversidade.
As empresas interessadas em participar do Banco de Boas Práticas Ambientais na Indústria devem estar regularizadas junto aos órgãos ambientais, caso sejam sujeitas a esse procedimento, preencher o formulário padrão e enviar para o e-mail boaspraticas@meioambiente.mg.gov.br. O formulário deve ser enviado, acompanhado do documento de autorização da iniciativa, com a assinatura do representante legal da empresa.
Outras informações podem ser obtidas na Gerência de Produção Sustentável da Feam pelo telefone (31) 3915-1465 ou na Gerência de Meio Ambiente da Fiemg pelo telefone (31) 3263-4504. Para cadastrar projetos, clique aqui.