Gaudí é destaque no Palácio das Artes
Gaudí é destaque no Palácio das Artes
Belo Horizonte é a única cidade brasileira, além de São Paulo, a receber a exposição de fotos das obras do famoso arquiteto espanhol Antoni Gaudí.De 5 a 30 de agosto, a Galeria Alberto da Veiga Guignard do Palácio das Artes abriga a mostra intitulada "Antoni Gaudí: uma visão poliédrica", uma mostra fotográfica com uma visão contemporânea das construções do arquiteto. São 52 imagens, produzidas por sete fotógrafos catalães especializados em arte.
O evento é mais uma iniciativa da Embaixada da Espanha e do Centro Cultural Brasil-Espanha, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura e Fundação Clóvis Salgado, que já trouxeram as obras de Miró e Picasso a Belo Horizonte.
A mostra das obras de Gaudí foi produzida pelo governo da Cataluña em homenagem aos 150 anos de nascimento do arquiteto, comemorados em 2002. O acervo pertence ao Consórcio Catalão de Promoção Exterior da Cultura Catalã, Copec, localizado em Barcelona, na Espanha. A exposição será acompanhada por Oriol Pi D Cabanyas, diretor do Copec e especialista na obra de Gaudí.
A diretora do Centro Cultural Brasil-Espanha, Marisa Estela Sanabria Tejera, está entusiasmada e espera que a exposição repita o sucesso dos outros dois grandes eventos realizados em 2001 e 2002, com Miró e Picasso. "Essa mostra marca mais uma vez o propósito da Embaixada da Espanha no Brasil em promover e contribuir para a expansão cultural dos dois países, especificamente em Belo Horizonte. Gaudí é mais um artista que faz parte da política cultural da Espanha", salienta a consulesa.
FOTÓGRAFOS
O primeiro fotógrafo convidado a participar do trabalho foi Manel Armengol, nascido em 1949, em Barcelona. Desde 1976, realiza trabalhos de fotojornalismo para veículos nacionais e internacionais. Suas imagens sobre a repressão policial contra uma manifestação pacífica, captadas na época da transição, dão a volta ao mundo e são publicadas nos jornais e revistas mais importantes. A partir dos anos 80, inicia uma nova etapa com um trabalho noturno sobre as chaminés da Casa Milà de Gaudí.
Toni Catany começou na fotografia em 1957. A partir de 1976, realiza uma série de decalques fotográficos obtidos por cianotipia e diversifica sua criação, realizando naturezas mortas e retratando belas paisagens de cidades como Atenas, Amsterdã, Bruxelas e Tóquio. Em 1987, lança seu primeiro livro de autor, Natures Mortes, mostra sua grande obra fotográfica e obtém o prêmio do livro e o catálogo fotográfico Primavera Fotográfica 1988.
Manel Esclusa inicia na fotografia influenciado pelo pai, fotógrafo profissional com a idade de oito anos. Realiza sua primeira exposição em 1973 na Sala Aixelá de Barcelona. Expõe com regularidade nas galerias e museus mais prestigiosos do mundo. Seu trabalho mais recente Scantac foi exposto na galeria Carles Taché de Barcelona e no Musée de l`Historie de la Medicine de Toulouse.
Marc Llimargas fotógrafo de arte e editor, fotografou e produziu diferentes livros de criação artística. Sua obra foi recentemente exposta na Trienal de Milão na mostra Gaudí: l"home il"obra, produzida pela Reial Catedral Gaudí de Barcelona.
Leopold Pomés inicia-se na fotografia em 1954. Depois de seis anos abre o Studio Pomés, especializado em fotografia e cinematografia publicitária. Por esta atividade recebeu o 1º Prêmio no Festival de Cannes. Entre suas atividades profissionais mais conhecidas estão a concepção e realização da Cerimônia Mundial de Futebol 1982 e a estratégia de comunicação visando a candidatura de Barcelona para a realização dos Jogos Olímpicos de 1992, bem como spots de Natal para Freixenet.
Humberto Rivas realiza em 1954 estudos de desenhos e pinturas. A partir de 1957 dedica-se plenamente à fotografia profissional. Em 1988, o Centro Cultural Ciudad de Buenos Aires dedica-lhe sua primeira exposição antológica. Recebeu vários prêmios do Ministério de Educação e Cultura do governo da Espanha.
Rafael Vargas fotógrafo profissional cuja obra se concentra, essencialmente, na realização de retratos, arquitetura e publicidade. Suas reportagens sobre arquitetura foram publicadas pelas mais prestigiosas revistas do segmento. Fotografou todos os edifícios de Antoni Gaudí.