Governador assina convênio que viabiliza a construção do Hospital Regional de Unaí

Unidade de saúde beneficiará mais de 274 mil pessoas de 12 cidades do Noroeste mineiro

O governador Romeu Zema assinou, nesta quinta-feira (12/5), convênio para a execução do projeto arquitetônico do Hospital Regional em Unaí, na região Noroeste do estado. O projeto definirá como será a estrutura hospitalar e permitirá o repasse de recursos para o início das obras do complexo.

A nova unidade hospitalar beneficiará mais de 274 mil pessoas de Unaí e outras 11 cidades, oferecendo mais leitos de UTI e equipamentos modernos para realização de exames e cirurgias.

Em evento realizado na Praça JK, no Centro de Unaí, o governador disse que o valor de R$ 3,5 milhões, que será investido no projeto, será repassado à cidade imediatamente. “Vamos tentar conduzir com a maior agilidade possível o projeto do tão sonhado hospital aqui de Unaí, que já tem uma verba reservada de R$ 40 milhões. A prefeitura vai complementar esse valor de R$ 3,5 milhões com outros R$ 600 mil, já que o valor total do projeto ultrapassa R$ 4 milhões, e assim que o projeto estiver concluído daremos início à obra para estruturar melhor a Saúde aqui do Noroeste de Minas”, afirmou o governador.

Leitos de UTI e internação

O município será responsável pela licitação, contratação e execução da obra, enquanto o Estado repassará os recursos e fará o monitoramento. O hospital será construído em um terreno cedido pelo município, no bairro Terra Nova. São 29 mil metros quadrados para abrigar cerca de 150 leitos de internação e 20 leitos de UTI.

Essa é uma das diversas ações já implementadas pelo Governo de Minas para fortalecer o sistema de saúde no município. Ainda neste mês, a Superintendência Regional de Saúde de Unaí passará a funcionar de forma integrada e em melhor estrutura.

“Além do hospital, estamos investindo R$ 23 milhões para estruturar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) regional, 30 ambulâncias já foram adquiridas. Dessas, duas serão aqui para Unaí, que também está sendo contemplada com um tomógrafo, que é um aparelho extremamente relevante para diagnosticar doenças ainda em estágio inicial antes que ela se agrave. Nunca se investiu tanto na saúde dos mineiros como no nosso governo”, disse Romeu Zema.

Ainda como legado da pandemia, foram incorporados nove leitos de UTI no Hospital Dr. Joaquim Brochado, em Unaí, além da aplicação de recursos na compra de equipamentos como tomógrafos, de hemodiálise e para reduzir filas das cirurgias eletivas.

O prefeito de Unaí, José Gomes, conhecido como Branquinho, agradeceu ao governador pelo empenho dos recursos. "Todos nós unaienses somos eternamente gratos ao Governo de Minas pela atenção com Unaí e o Noroeste, em especial para a   conquista do nosso hospital regional. Nossa eterna gratidão", destacou.

Recordes

No último ano, os investimentos em Saúde realizados pelo Governo de Minas foram recordes. Os empenhos constitucionais somaram R$ 9,5 bilhões em 2021 e representam crescimento de 134% em relação a 2018, último ano do governo anterior.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), foram repassados quase R$ 1 bilhão aos municípios para atenção primária, o que supera o acumulado dos últimos quatro anos.

“Pela primeira vez na história de Minas, todo o recurso da Saúde foi enviado aos municípios do estado para realização de cirurgias eletivas, além da compra de 100 tomógrafos e o fortalecimento dos hospitais de Minas Gerais, melhorando a prestação de serviços de saúde aos mineiros”, destacou o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti.

Outros investimentos

Ainda em Unaí, o governador anunciou que será publicado no Diário Oficial de Minas Gerais o edital para pavimentação da MG-402, estrada que liga Pintópolis à Urucuia, no Norte de Minas. O trecho, de aproximadamente 70 quilômetros, é uma antiga demanda da população da região.