Governador inaugura estande de Minas Gerais na Expo Dubai 2020

Espaço montado em parceria com a Fiemg fica no pavilhão Brasil e apresenta potenciais do estado a visitantes de todo o mundo

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

 

O governador Romeu Zema inaugurou nesta quarta-feira (17/11) o estande de Minas Gerais no pavilhão do Brasil na Expo Dubai 2020, realizada nos Emirados Árabes Unidos. Em parceria com a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), o espaço ficará aberto ao público até 25/11, com projeções, informações e dados sobre o estado. 

O estande fica na área de Sustentabilidade da exposição e tem como objetivo mostrar Minas Gerais ao mundo e atrair a atenção de potenciais investidores. Na avaliação do governador, os contatos realizados com empresários e fundos árabes durante a missão oficial devem ser divulgados em todo o mundo. 

“Estar na Expo é uma oportunidade para mostrar Minas. Essa é uma feira que recebe pessoas de todo o mundo. Somos um estado exportador de produtos industriais. Queremos atrair mais turistas, mostrar nossa gastronomia, e tudo isso está sendo exibido aqui”, ressaltou.

O governador citou, ainda, em discurso na abertura do evento, que é um grande acerto a exposição mineira estar instalada na área da Sustentabilidade. “Viemos de uma importante participação na COP 26 (Conferência das Nações Unidas para o Clima) e mostramos que estamos preocupados com a economia verde. Estamos no caminho certo da sustentabilidade em nosso Estado”, completou. 

Estrutura

Nos seis meses de Expo 2020 – entre 1/10/2021 e 31/3/2022 –, o pavilhão brasileiro abriga, em períodos diferentes, informações e delegações – com empresários, representantes das três esferas públicas, investidores, startups, empreendedores e representantes setoriais – dos diferentes estados do país. Segundo a organização, o estande já recebeu mais de 400 mil visitantes. 

O espaço de Minas conta com vídeos oferecidos em formato de 270 graus, com foco na indústria local, fonte dos principais empregos do estado, mas mostrando também a vocação cultural, como gastronomia e turismo. 

O presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, ressaltou que Minas Gerais sempre acreditou no potencial da Expo. “Minas tem muito a mostrar ao mundo e o Governo do Estado está sendo um portador de futuro a todos nós. Sempre buscamos espaço nesse evento mundial”, disse. 

A Expo

A Expo Dubai 2020 reúne 192 países expositores com o objetivo de mostrar projeções para o futuro mundial. Ela acontece a cada cinco anos – essa edição acabou adiada devido a pandemia – e coloca em debate ações de sustentabilidade, economia, infraestrutura e tecnologia. É o maior evento mundial desde o início do surto de covid e está atraindo milhões de visitantes ao longo dos seis meses de realização. 

Também participaram da inauguração do espaço Minas Gerais na Expo o embaixador do Brasil nos Emirados Árabes, Fernando Igreja, o presidente do Sebrae, Carlos Melles, o comissário geral do Brasil na Expo, general Elias Martins Filho, o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Augusto Pestana, além dos secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, e da secretaria-geral, Mateus Simões, o presidente da Codemig, Thiago Toscano, demais representantes do Governo que integram a missão oficial, deputados e empresários. 



Últimas