Governador inaugura leitos de UTI pediátrica em Governador Valadares

Mineiros da região agora contam com o dobro da capacidade de atendimento desse tipo de instalação

As 690 mil pessoas que vivem na macrorregião Leste do estado passam a contar, a partir desta sexta-feira (24/3), com o dobro de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica disponíveis para atendimento. O reforço veio com a instalação de dez novos leitos no Hospital Bom Samaritano, em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce.

O governador Romeu Zema participou da cerimônia de inauguração na unidade hospitalar e, na ocasião, destacou a importância dos investimentos contínuos para aprimorar os serviços de saúde que chegam aos mineiros.

“Estamos fazendo esse trabalho em todo o estado, fortalecendo a saúde, o número de unidades de hemodiálises e outras especialidades. O que queremos é que os pacientes sejam tratados regionalmente - e não transferidos para regiões distantes, ou até mesmo para a capital. Isso vai melhorar o acesso à saúde para a população de maneira eficiente”, afirmou.

Até esta data, a região possuía apenas dez leitos de UTI pediátrica. Por essa razão, operava em déficit, tendo em vista a necessidade de 15 instalações desse tipo para suprir a demanda local, conforme estipulado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

“Vale ressaltar que, até um ano e meio atrás, o município não tinha nenhuma UTI dessa natureza - e hoje completa 20, superando o quantitativo previsto. E isso devido ao fato de já termos feito um investimento anterior, que possibilitou também a criação das outras 10 UTIs deste mesmo tipo”, disse.

Os novos leitos do Hospital Bom Samaritano serão destinados à assistência a pacientes com idade entre 29 dias e 14 anos. A depender da rotina da instituição, a assistência poderá chegar à faixa etária limite definida de até 18 anos. Considerando toda a estrutura do hospital, a instituição, a partir desse momento, conta com 129 leitos de UTI, entre adultos e pediátricos, sendo 98 leitos do Sistema Único de Saúde (SUS).

“É importante destacar aqui o compromisso do Governo de Minas com a gestão e com os investimentos no estado feitos de maneira correta. Não sei o que seria da saúde pública de Valadares sem o reconhecimento por parte do Governo do Estado da importância da região e deste hospital, que é fundamental para os moradores”, afirmou o prefeito de Governador Valadares, André Merlo.

Investimento em saúde

Cristiano Machado / Imprensa MG

O valor de custeio estadual para implantação dos leitos é de R$ 164 mil por mês. A primeira parcela quadrimestral já foi paga de forma adiantada. As demais parcelas serão repassadas após o início das atividades da ala e da solicitação de inclusão dos leitos no SUS Fácil.

Além desse investimento, o Governo de Minas também destinou R$ 1,7 milhão para a compra de equipamentos para a UTI pediátrica do hospital. Esse recurso já foi repassado ao município e a compra dos equipamentos será realizada pelo hospital Bom Samaritano.

O Hospital Bom Samaritano é um hospital geral, de natureza jurídica sem fins lucrativos. A unidade faz parte do programa Valora Minas, política de atenção hospitalar do Estado, que visa ampliar o acesso e responder às demandas e necessidades da população mineira, por meio da organização das redes de atenção e otimização da alocação de recursos nos territórios de saúde.

O hospital receberá cerca de R$ 6 milhões anuais a serem pagos em três parcelas quadrimestrais, dependendo do cumprimento de indicadores e metas. Além disso, desde o início da atual gestão, em 2019 , até o ano passado, R$ 207,2 milhões já forma investidos na saúde do município.

Melhoria no atendimento

Antes da inauguração dos leitos, a macrorregião Leste, que abrange cerca de 690 mil pessoas, tinha um déficit de cinco leitos de UTI pediátricas. Em 2022, houve 181 internações em UTIs deste tipo e de residentes do município de Governador Valadares, sendo que 127 ocorreram no Hospital Municipal de Governador Valadares e 54 ocorreram em hospitais da RMBH.

Com as novas unidades, o atendimento será ampliado e melhorado, mantendo os moradores da cidade em suas regionais de saúde.

“Ontem (23/3) mesmo, estive em Teófilo Otoni acompanhando uma obra que também que vai beneficiar indiretamente a cidade de Valadares, que é a construção do maior Hospital Regional do interior do estado, que faz parte do SUS. Então, a nossa atuação não é somente aqui em Valadares e região, é em todo o estado para podermos otimizar esse atendimento e dar uma saúde de mais qualidade aos mineiros”, finalizou o governador.