Governador se reúne com embaixador da União Europeia no Brasil

Encontro abordou temas como sustentabilidade e acordos comerciais. Expectativa é de realização de nova reunião, desta vez com participação dos 24 embaixadores dos países-membros do bloco econômico

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, recebeu nesta terça-feira (8/11) o embaixador da União Europeia (UE) no Brasil, Ignacio Ybáñez, para discutir propostas comuns ao estado e ao bloco econômico. Na sede da Fundação João Pinheiro (FJP), em Belo Horizonte, foram abordados temas como ambiente de negócios, matrizes energéticas e sustentabilidade ambiental. Na oportunidade, ambos destacaram a oportunidade de estreitar laços e trocar experiências em prol da cooperação e benefícios mútuos.

"Temos muitos desafios que podemos aprender, em relação a questões ambientais, como o problema da disposição de resíduos sólidos e a ressignificação das cidades que dependem muito da mineração, a partir do momento que acabar o minério”, exemplificou Romeu Zema. A esse respeito, o governador ressaltou o papel pioneiro de Minas Gerais na preservação ambiental, tendo sido o primeiro estado brasileiro a assinar o acordo Race to Zero, compromisso mundial para zerar emissões de carbono até 2050.

A visita do embaixador da UE a Minas Gerais faz parte da iniciativa de diálogo com o Brasil e os governos estaduais, em um momento de transição entre algumas gestões e de renovação de outras. “Foi uma ótima primeira reunião com o governador reeleito, demonstrando o apoio que tem com os projetos que desenvolveu, mas também mirando para a frente”, sinalizou o embaixador europeu.

“Minas é um estado importante, onde há uma presença de empresas europeias relevantes, e queremos continuar a trabalhar em diferentes agendas, sustentabilidade, área prioritária para o governador e para a UE. Estamos diante do desafio das mudanças climáticas, assunto que está sendo debatido na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP27), e pensando em novas áreas, com o governador apoiando energias renováveis, em que podemos contar um pouco a experiência da UE”, analisou Ybáñez.

O Governo de Minas e a UE demonstraram interesse em promover um novo encontro, futuramente, com a participação dos 24 embaixadores dos países-membros do bloco, para aprofundamento das ações de cooperação internacional.