Logo Agência Minas
Logo da Agência Minas

Notícia

Governo capacita agentes para projetos comunitários

Os bons resultados do Projeto de Combate à Pobreza Rural (PCPR/MG), quanto à organização social das comunidades rurais, motivaram o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Idene) a capacitar agentes para a elaboração de projetos comunitários. Em parceria com o Instituto de Governança Social (IGS)/ Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CeMAIS), foi criada uma Rede Participativa de Elaboração de Projetos Comunitários, com o objetivo de promover encontros preparatórios pa...

Sexta-feira | 10/07/2009 | 11:30·Atualizado em 08/06/2013 | 14:08
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no X
Compartilhar no WhatsApp

MONTES CLAROS (10/07/09) - Os bons resultados do Projeto de Combate à Pobreza Rural (PCPR/MG), quanto à organização social das comunidades rurais, motivaram o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Idene) a capacitar agentes para a elaboração de projetos comunitários. Em parceria com o Instituto de Governança Social (IGS)/Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CeMAIS), foi criada uma Rede Participativa de Elaboração de Projetos Comunitários, com o objetivo de promover encontros preparatórios para a formulação de projetos.

Nos dias 8 e 9 de julho, em Montes Claros, foi realizada capacitação da Rede para incentivar as pessoas que lidam com as comunidades a discutir prioridades, identificar demandas e organizar suas idéias em forma de projetos, que sejam um caminho para acessar diversas políticas públicas.

Segundo o diretor-regional do Idene do Norte de Minas, Edson Couto, é importante valorizar as parcerias e priorizar as necessidades para obter resultados positivos e, assim, ajudar a promover o desenvolvimento regional. “Muitas vezes recursos públicos voltam por falta de projetos que devem ser encaminhados às fontes certas e da forma certa, por isso é preciso estruturar, fortalecer e mostrar às comunidades que não é tão difícil”, afirma.

Princípios como socializar a informação, desmistificar e fomentar foram abordados na busca incentivar as pessoas a participar ativamente de políticas públicas, acreditando que é possível. Não é raro encontrar pessoas com pensamentos como o de Júlia Aparecida Rocha, moradora do bairro Santos Reis, em Montes Claros, e integrante da Associação da Comunidade, que diz “às vezes a gente sabe o que quer, mas não sabe como expressar, como colocar no papel”.

A analista de projetos do IGS/Cemais, Marina Marinho, que ministrou a capacitação, orientou os participantes quanto à estrutura e o passo a passo para a formulação de projetos, desde a definição de problemas e objetivos até a redação final, destacando que em um trabalho em grupo, numa associação, é preciso estabelecer critérios transparentes. “Para a formulação de projetos comunitários, em primeiro lugar, deve-se considerar a importância do engajamento da comunidade na proposta do projeto e caminhar juntos, fortalecendo a colaboração de uns com os outros”, conclui.

Participaram dessa capacitação, representantes de Associações, de Conselhos e pastorais dos municípios de Montes Claros, Juramento, Pirapora, Bocaiúva, Claro dos Poções e Francisco Sá.