Logo Agência Minas
Logo da Agência Minas

Notícias

Governo de Minas anuncia nova destinação para o Expominas São João del-Rei e recursos para a saúde 

Imóvel avaliado em R$ 54,2 milhões será destinado à implantação de hospital universitário no Campo das Vertentes 

26/06/2026 19:55·Atualizado há 4 horas
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no X
Compartilhar no WhatsApp
Solenidade de assinatura do termo de doação do imóvel do Expominas São João del-Rei à Universidade Federal daquele município
Solenidade de assinatura do termo de doação do imóvel do Expominas São João del-Rei à Universidade Federal daquele município / Crédito: Pref. S. João del-Rei / Divulgação

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), anunciou, nesta sexta-feira (26/6), a doação do imóvel do Expominas São João del-Rei, no Campo das Vertentes, à Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Avaliada em R$ 54,2 milhões, a estrutura será destinada à implantação de um hospital universitário. 

O imóvel tem 10.812 metros quadrados, o equivalente a pouco mais de um campo e meio de futebol. A nova destinação busca ampliar a assistência em saúde na região e fortalecer a integração entre atendimento, ensino, pesquisa e formação de profissionais. 

A iniciativa é resultado de entendimento entre o Governo de Minas e a Prefeitura de São João del-Rei, a partir de demanda apresentada pelo município ao governador Mateus Simões. Responsável pelo Expominas, a Codemge encaminhou o processo de doação direta à UFSJ, com encargo de destinação e regras para garantir o uso público da estrutura. 

 Segundo o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, a transferência do imóvel marca uma solução importante para o espaço. “A decisão de redirecionar o local para uma finalidade tão nobre como um hospital universitário é muito importante. Levar saúde de qualidade para a ponta é o que a gente espera, pensando também na formação dos futuros médicos, enfermeiros e trabalhadores da saúde”, afirmou. 

O diretor de Mineração e Ativos da Codemge, Leandro César Pereira, destacou o alcance da medida. “Temos a possibilidade de beneficiar uma população de 700 mil pessoas, e a nossa missão é abrir caminhos para Minas crescer”, disse. 

Ampliação do acesso à saúde 

A destinação do imóvel busca responder à demanda regional por serviços de saúde de média e alta complexidade, com potencial de ampliar a estrutura de atendimento em São João del-Rei e nos municípios do entorno. 

 O prefeito Aurélio Suenes de Resende ressaltou o impacto regional da medida. “Com a cessão do terreno para o hospital universitário, não só a população de São João del-Rei, mas toda a região terá ampliação da oferta de saúde”, destacou. 

 O reitor da UFSJ, Marcelo Pereira de Andrade, afirmou que o futuro hospital vai contribuir para a assistência e a formação profissional. “Este é o início do trabalho para que tenhamos uma unidade do nosso hospital universitário em São João del-Rei, para atender aos 51 municípios do Campo das Vertentes”, afirmou. 

 Pelo instrumento jurídico, a universidade terá prazo de cinco anos para implantar a unidade hospitalar universitária. A operação não integra o procedimento de transferência de ativos no âmbito do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). 

Sobre o imóvel 

O Expominas São João del-Rei foi idealizado e teve suas obras iniciadas antes da atual gestão estadual, com a proposta de funcionar como centro de exposições, feiras e eventos. A previsão era de entrega em 2015, mas as obras não foram concluídas e a estrutura não chegou a operar. 

 Com a doação à UFSJ, o Governo de Minas viabiliza uma finalidade pública para a estrutura, voltada à saúde e ao atendimento da população de São João del-Rei e região do Campo das Vertentes. 

Recursos para UTI pediátrica 

Além da nova destinação do Expominas, o Governo de Minas também anunciou mais de R$ 4,3 milhões para obra, reforma e compra de equipamentos destinados à implantação de UTI pediátrica no Hospital Nossa Senhora das Mercês, em São João del-Rei. 

“Vamos levar saúde de qualidade para que São João del-Rei, a micro e a macrorregião sejam independentes de outros municípios e regiões”, disse Fábio Baccheretti.