Governo de Minas busca investimentos e parcerias comerciais em evento na Itália

Governador ressaltou pontos fortes, atrativos e diferenciais do estado

O governador Romeu Zema participou, nesta quinta-feira (7/9), da abertura do Lide Brazil Conference, em Milão, na Itália. O evento reúne cerca de 120 empresários brasileiros e italianos, além de autoridades dos dois países para debater a força do empreendedorismo na geração de negócios e no crescimento econômico.

A agenda faz parte da missão da comitiva mineira na Itália, chefiada pelo governador, e que conta também com os secretários da Casa Civil, Marcelo Aro, e Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, na busca por investimentos para o estado.

O governador destacou que o objetivo de sua gestão é atrair investimentos para o estado, que hoje pode ser considerado um amigo do empreendedor.

“Fiz questão de vir a Milão para atrair investimentos para Minas Gerais. Queremos que investidores se instalem em um estado que acolhe muito bem qualquer um que queira gerar emprego e renda para a população. Estamos crescendo acima da média nacional. Em 2018, Minas representava 8,8% da economia brasileira; hoje, este número é de 9,3%. Nossa meta é alcançar mais de meio bilhão de reais em investimentos no estado. Já conseguimos alcançar os R$ 350 bilhões e continuaremos trabalhando para atingir o objetivo”, disse.

A atração de investimentos tem impacto direto na vida do cidadão, que tem acesso a emprego e renda, gerando qualidade de vida.

“Sou um gestor chão de fábrica, que toda semana visita cidades do interior. E vejo como isso impacta na vida das pessoas. Nada é melhor para resgatar a autoestima, dar esperança às pessoas do que um emprego, do que o desenvolvimento econômico. E, em Minas, nós temos feito a lição de casa”, afirmou.

“E como nós sabemos, desenvolvimento econômico não é uma bala de prata; são várias ações. Estamos levando mais energia elétrica para o estado, investindo na recuperação das estradas e criamos um programa revolucionário que visa resolver a questão da mão de obra qualificada, que se chama Trilhas de Futuro. Neste momento, nós temos 130 mil alunos realizando cursos técnicos em mais de 80 especialidades. Esses jovens estão tendo a oportunidade de se capacitar e ocupar vagas que anteriormente ficavam abertas por falta de pessoas capacitadas. E, com isso, temos conseguido esses resultados bastante promissores”, acrescentou.

Lide Milão

O evento Brazil Conference, em Milão, é uma iniciativa do Lide, um grupo empresarial brasileiro, presente em 14 países, com 3,2 mil empresas filiadas. Nesta edição, o objetivo é estreitar a relação entre Brasil e Itália, atraindo investimentos. Em maio deste ano, o governador participou do Lide Brazil Investment Fórum, em Nova York, nos Estados Unidos, também realizado pelo grupo.

O Lide foi fundado no Brasil em 2003 e é uma organização que reúne executivos dos mais variados setores de atuação para o desenvolvimento econômico e social. O grupo conta com unidades regionais e internacionais e está presente em 21 cidades do Brasil.

Minas-Itália

A Itália é o 10º principal parceiro comercial de Minas Gerais em termos gerais. Em 2022, o país foi responsável por 2,4% do total exportado por Minas Gerais e 3,9% das importações do estado.

Em relação à União Europeia, a Itália é o 3º principal destino das exportações mineiras. A nível nacional, Minas Gerais é o principal estado brasileiro exportador para a Itália. Em 2022, o montante exportado para o país foi de US$ 971,2 milhões.

Por outro lado, Minas Gerais ocupa a 2ª posição dentre os principais estados brasileiros importadores de produtos da Itália. A soma das importações mineiras do país alcançou US$ 676,3 milhões em 2022.

Minas registrou um crescimento de 14% no fluxo comercial com a Itália em 2022, alcançando US$ 1,6 bilhão. Em 2021, o valor foi de US$ 1,4 bilhão. A missão governamental no país visa estreitar as relações e seguir aumentando o fluxo comercial entre os países, atraindo investimentos para Minas Gerais.

Geração de emprego e renda

O Governo de Minas tem se destacado na atração de investimentos. Em agosto, o estado foi reconhecido com o prêmio “Liberdade para Trabalhar”, promovido pelo Instituto Liberal de São Paulo (Ilisp). Um reconhecimento pelos resultados obtidos com o programa Minas Livre para Crescer, desenvolvido por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede).

De 2019, até agora, foram atraídos R$ 355 bilhões em investimentos em 672 projetos instalados em 252 cidades mineiras. Esses projetos podem gerar até 186 mil empregos diretos e 215 mil indiretos.

O estado também se destaca na criação de emprego, gerando renda e qualidade de vida para os mineiros. Desde janeiro de 2019 a julho deste ano, Minas Gerais já criou 752 mil empregos com carteira assinada, segundo o Caged.

No primeiro semestre deste ano, Minas já acumula a geração de 144.298 empregos formais, mantendo a segunda colocação no ranking dos estados, atrás de São Paulo.