Logo Agência Minas
Logo da Agência Minas

Notícia

Governo de Minas contribui para o desenvolvimento da política de saneamento no Paraná

Terça-feira | 05/07/2011 | 20:29·Atualizado em 22/06/2013 | 01:43
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no X
Compartilhar no WhatsApp

BELO HORIZONTE (05/07/11) - O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), participou, em Curitiba (PR), do seminário “Saneamento: um desafio de nossos tempos - Por uma política estadual de saneamento”, promovido pelo CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Paraná) e pela ABES-seção Paraná (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental).

A Superintendente de Saneamento Básico da Sedru, Edicleusa Veloso, apresentou as ações dos projetos estruturadores “Mais Saúde Para Todos” e “Resíduos Sólidos”, tidos pelas autoridades paranaenses como referência no país, bem como o trabalho desenvolvido pelo Governo de Minas, pioneiro em todo o Brasil, na elaboração de planos na área de saneamento.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Bilac Pinto, a política de saneamento básico implantada em Minas Gerais é exemplo para os outros estados do país. “Os projetos estruturadores ‘Mais Saúde para Todos’ e ‘Resíduos Sólidos’ estão tendo um reconhecimento nacional. Vários estados brasileiros estão convidando a Sedru para fazer apresentações destes projetos em grandes eventos. Outra ação que também ganha destaque, pelo seu pioneirismo, é o planejamento em políticas sanitárias, composto pelo SEIS (Sistema Estadual de Informação sobre Saneamento) e o Plano Estadual de Saneamento”, disse.

O seminário também debateu a Política Nacional de Saneamento Básico, que estabelece diretrizes para o setor, por meio do Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab). Um dos principais desafios é que os municípios brasileiros devem estar com seus planos de saneamento básico (PMSB) concluídos até dezembro de 2013.

“Com a elaboração do Plano Nacional de Saneamento os Estados e municípios estão se mobilizando para se planejarem, pois só assim conseguirão captar recursos do Governo Federal. Em Minas Gerais o planejamento, tanto do Estado quanto dos municípios, está adiantado e tendo resultados positivos”, destacou Edicleusa Veloso.

De acordo com o Governo do Paraná será investido R$ 1,5 bilhão em saneamento no Estado, nos próximos anos, com a meta de ampliar de cobertura para 72% até 2014. Para o presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental do Paraná (ABES-PR), Edgard Faust Filho, o que é feito em Minas Gerais será usado como exemplo para a construção de diretrizes para este investimento.

“Hoje Minas Gerais é referência para o país em relação ao planejamento de suas ações em saneamento, por isso o Governo do Paraná vai trocar experiências com especialistas e técnicos do governo mineiro para desenvolver algumas políticas voltadas para o saneamento ambiental” destacou.