Governo de Minas eleva o valor das bolsas de pesquisa

Mais de 6,5 mil bolsistas serão beneficiados em todo o estado

O Governo de Minas e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) acabam de anunciar um aumento no valor das bolsas de pesquisa científica e tecnológica. É o segundo reajuste concedido em menos de dois anos. O último foi anunciado em outubro de 2021.

O aumento será concedido às bolsas do tipo Iniciação Científica Júnior (BIC-Jr.), destinada a alunos do ensino médio e técnico; Iniciação Científica (BIC), concedida a alunos da graduação; Mestrado; Doutorado; e Pós-doutorado. Mais de 6,5 mil bolsistas serão beneficiados com a iniciativa.

A medida foi aprovada pelo Conselho Curador da Fapemig e significa um incentivo adicional para a pesquisa no estado. Os novos valores foram equiparados aos praticados pelas agências nacionais de fomento à pesquisa.

De acordo com o presidente da Fapemig, Paulo Sérgio Lacerda Beirão, a ação reflete a importância dada pela Fundação e pelo Conselho Curador à formação de jovens e à atração de pesquisadores para atividades de ciência, tecnologia e inovação em Minas.

“A decisão de equiparar os valores de nossas bolsas aos valores agora praticados pela Capes e pelo CNPq levou em consideração o papel fundamental das bolsas de pesquisa e seu impacto positivo no progresso econômico e social do estado”, disse.