Governo de Minas entrega 275 viaturas para a Polícia Militar

Cerimônia também marcou a distribuição de painéis fotovoltaicos para colégios Tiradentes e 57 kits de resgate aos Bombeiros

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) recebeu 275 viaturas durante cerimônia realizada nesta segunda-feira (19/12), na Cidade Administrativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Os veículos serão destinados tanto para trabalho ostensivo em 182 municípios mineiros (clique aqui para conferir a lista), quanto para patrulhamento do batalhão rodoviário da Polícia Militar nas estradas mineiras, além de ações educativas. Esses automóveis representam um aporte de mais de R$ 36 milhões, provenientes do caixa estadual, de uma parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Fundo Nacional de Segurança Pública e de emendas da bancada mineira na Câmara dos Deputados.

Cristiano Machado / Imprensa MG

“Essa força conjunta entre o Executivo estadual e a nossa bancada tem feito uma diferença muito grande. Há quatro anos, nossa frota tinha uma idade média de quase dez anos, e já reduzimos para menos da metade”, afirmou o governador Romeu Zema, durante a cerimônia de entrega das chaves.

O comandante-geral da PMMG, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, destacou os ganhos obtidos a partir desse aprimoramento da infraestrutura da corporação. “Isso permite conforto, economia e menor gasto com manutenção, permitindo inúmeras conquistas logísticas e estruturais, com uma polícia cada vez mais equipada e preparada. A nossa responsabilidade é que isso retorne em serviço para a população”, ressaltou.

Chaves

No evento, as chaves de 232 viaturas foram entregues a comandantes de batalhões e prefeitos dos municípios contemplados. Uma parcela já havia sido colocada à disposição da PMMG anteriormente e o restante estará em operação até o final do ano. O secretário de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), Igor de Alvarenga enfatizou a parceria da pasta com a PMMG, lembrando que 75 veículos serão usados no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).

“Não se trabalha sozinho a questão da violência dentro de escolas e da prevenção ao uso das drogas. É preciso haver integração, com parceria e confiança. Trabalhamos há muito tempo com a PMMG e continuaremos trabalhando nessa prevenção, levando acolhimento e educação de qualidade para nossos estudantes”, afirmou Alvarenga.

Também estavam presentes os secretários de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Rogério Greco, e de Governo (Segov), Igor Eto.

Colégios Tiradentes

Ao lado das viaturas, a PMMG também recebeu placas fotovoltaicas que garantirão autossustentabilidade energética para os 30 colégios Tiradentes de Minas Gerais. “Luz para a gente significa economia e sustentabilidade”, resumiu o secretário de Educação sobre o resultado de um investimento de R$ 12 milhões.

Kits para resgate

Ainda na ocasião, o Corpo de Bombeiros recebeu 57 kits desencarceradores (cortador, alargador e extensor) para o resgate em acidentes automobilísticos, a um custo de R$ 6,7 milhões. De acordo com o comandante-geral, coronel Edgard Estevo da Silva, esse é mais um passo que habilita a corporação a prestar socorro a mais mineiros e em melhores condições.

“Saímos de 73 municípios com unidades do Corpo de Bombeiros, em 2019, para 88, e chegaremos a 90. Alinhados com os prefeitos, tivemos condições de dar uma estrutura predial para cada uma dessas unidades”, afirmou.